...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inaugura sala da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade

Consolidar cada vez mais a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) como espaço vestido de povo, de todas as cores, raças e nacionalidades. Este é um dos principais objetivos da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), cujo espaço foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 18, no Campus Mossoró.

A solenidade contou com a apresentação artística “Ancestralizar”, com a atriz Tony Silva e a exposição da obra “Filha de Obaluê”, da artista Malu. O momento foi prestigiado por representantes da comunidade acadêmica, membros de grupos sociais e a comunidade em geral.

A DIAAD visa promover as condições institucionais que permitam a implementação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas às ações afirmativas. A Unidade tem por objetivo promover e concretizar políticas de promoção de igualdade e o reconhecimento das diferenças e diversidades na Instituição.

Para a titular da DIAAD, Eliane Anselmo, este é um momento muito especial. “A Diretoria tem uma missão muito importante de dialogar com os setores da Universidade e comunidade, a fim de promover debate sobre a diversidade”, diz, destacando que a Uern é pioneira na criação de um diretoria voltada para ações afirmativas.

O estudante Genderson Costa, do coletivo Enegrecer, ratifica que este é um momento importante, que consolida a Universidade como referência na política em prol da diversidade.

A coordenadora da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Janaína Lima, que representou o Governo do Estado, enfatizou que a diretoria é um instrumento para enfrentar as desigualdade social. O presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram/RN), Thales Dantas, também representante do Governo do Estado, a diretoria é fundamental para potencializar a política de inclusão.

Emocionada, a reitora Cicília Maia destacou que a materialidade da diretoria é fruto de muito trabalho, de várias pessoas ao longo de anos. “A DIAAD vem abrir portas para grupos sociais que sempre tiveram as portas fechadas”, frisa. Ela destaca que esse é um momento muito simbólico, que reforça o compromisso de transformação social e econômica. “É mais um instrumento para fortalecer a nossa missão coletiva na promoção da justiça social”, enfatiza.

DIAAD

Além da professora Eliane Anselmo, a Diretoria é formada pelo professor Tobias Queiroz (no eixo de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade), pela professora Suamy Soares (eixo de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+) e pela técnica Taciane Medeiros.

A DIAAD terá como foco os procedimentos de heteroidentificação para o acesso às cotas étnico-raciais na Uern; o acompanhamento dos grupos de estudantes cotistas da Universidade; a sensibilização e a mobilização da comunidade universitária e a sociedade em geral para a convivência cidadã com as várias realidades presentes na diversidade social relacionadas à gênero e sexualidade, à tradição das culturas, etnia, refúgio e migrações; bem como a promoção de ações que possibilitem a reversão do cenário de discriminação das populações às quais tais políticas se destinam.

A proposta da Diretoria se estrutura em dois Eixos: Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade; e Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support