...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inaugura obra de Guaraci Gabriel no Campus Central na sexta, 8

Texto: Fagundes Rodrigues – estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai inaugurar, na próxima sexta-feira, 8, a partir das 8h, uma escultura do artista plástico Guaraci Gabriel, que está sendo montada na entrada do Campus Central.

Nomeada “Ressurreição da Paz”, a obra que ficará exposta por três meses propõe um pensamento crítico sobre a guerra pelo mundo e um chamado para a reflexão sobre a harmonia na sociedade. A empresa JPatrício Metais é a patrocinadora do artista potiguar.

A escolha da Universidade como local da instalação surgiu de uma conversa do artista com o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, que é professor da Uern.

“Fiquei muito feliz com a ideia e, quando cheguei à universidade e encontramos o espaço, foi o ideal. É motivo de alegria para mim instalar essa obra no espaço da Academia, do saber”, disse Guaraci.

Nas redes sociais, a reitora Cicília Maia disse que a Uern sente-se honrada em receber um trabalho tão especial como o de Guaraci e ressaltou que a Universidade é um espaço de acolhimento e diversidade de pensamentos que fomentem o debate crítico.

“Em tempos de guerra pelo mundo e de intolerância, estarmos unidos em pensamento e ações na construção da paz é urgente e extremamente necessário. Por isso fiquei tão honrada e alegre ao ser procurada por Guaraci Gabriel, um dos maiores artistas que temos no Rio Grande do Norte para que o Campus Central pudesse receber uma de suas mais recentes obras de arte, em um espaço que deve ser sempre aberto ao pensamento crítico, ao fomento da arte e à cidadania cultural, como deve ser a universidade. Receber o trabalho de Guaraci nos envaidece. Precisamos regenerar o mundo e tornar a busca pela paz uma missão diária e de todas as pessoas”, comentou a reitora.

O vice-reitor Chico Dantas também acompanhou a instalação da obra e reforça o convite para a comunidade prestigiar a inauguração e refletir sobre a mensagem de paz que ela representa.

Segundo o titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Esdras Marchezan, a presença da obra de arte é uma oportunidade para pensar o cenário mundial atual, marcado por conflitos.

“Nesta semana temos a abertura da Semana de Arte Contemporânea, realizada pela Faculdade de Letras e Artes da Uern em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna e vivemos um cenário mundial onde a guerra voltou a assustar. Ter Guaraci e sua arte conosco torna tudo isso ainda mais especial”, comentou.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support