UERN inaugura Núcleo de Prática Jurídica no antigo prédio do Fórum Municipal

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inaugura o Núcleo de Prática Jurídica na sede do antigo Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (09). O evento contou com a presença do Reitor da UERN, Pedro Fernandes, e o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Aderson Silvino de Souza, e do Presidente da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte (ESMARN), Desembargador Expedito Ferreira de Souza.

Antes de agradecer a presença dos convidados ao evento, o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, convidou o Grupo de Choro Ingênuo, da Conservatório de Musica da UERN, para participar das atividades culturais. O grupo havia sido elogiado anteriormente pelo trabalho pelo Presidente do TJ, Aderson Silvino, que, em seguida, agradeceu a homenagem prestada. Para Pedro Fernandes, a inauguração das novas instalações consolida os esforços da Universidade em ampliar os trabalhos de extensão da instituição em Mossoró. E citou a peregrinação empreendida entre Mossoró/Natal para que este projeto fosse realizado e a população pudesse contar com melhorias no serviço jurídico e que fosse de alto alcance social. A solenidade contou ainda com a participação do Vice-Reitor da UERN, Aldo Gondim, do diretor do Fórum Municipal, Juiz Cornélio Alves, do Promotor de Justiça, Armando Lúcio Ribeiro, representando o Ministério Público Estadual, o Presidente da Seccional de Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aldo Fernandes de Souza Neto, do diretor da Faculdade de Direitoda UERN, Francisco Soares de Queiroz, da Defensora Pública no Estado do Ceará, professora Ana Mônica Selma Amorim , da Coordenadora da Prática Jurídica, Karoline Sales Monteiro Cabral e do aluno do 8º período do curso de Direito, Samuel de Oliveira Paiva.

A Defensora Pública no Estado do Ceará, professora Ana Mônica Selma Amorim, disse que antes de exercer a docência superior na UERN foi discente no Fórum Municipal, e por dois anos frequentou e aprendeu muito na Prática Jurídica. E lembra que nos anos de 2000 e 2001, os trabalhos eram desenvolvidos em apenas uma sala. Hoje com as novas instalações, a UERN dá a sua grande contribuição para o desempenho das atividades acadêmicas como também no âmbito social. O aluno do curso de Direito, Samuel Paiva, destacou que a Prática Jurídica não é somente um lugar para aprendizagem científica, mas também permite um aprendizado pessoal ainda muito maior, na medida em que os estudantes se colocam frente a frente com um Brasil de verdade.

A coodenadora da Prática Juridica, Karoline Cabral, divulgou os números de pessoas assistidas pelo Núcleo em Mossoró, que variam entre oitocentos e mil atendimentos por mês e que hoje (09/06) a UERN está dando mais um importante passo para melhor servir a população de Mossoró com a inauguração das instalações que abrigam o Núcleo de Prática Jurídica da UERN do Campus Central. Já o Diretor da Faculdade do Curso de Direito, Francisco Soares de Queiroz, aproveitou a ocasião para agradecer a Universidade e a participação do Tribunal de Justiça do Estado em proporcionar melhorias para o desempenho das atividades acadêmicas.

SATISFAÇÃO – O Desembargador Aderson Silvino de Souza falou da satisfação em participar da solenidade de inauguração das instalações do Núcleo de Prática Jurídica da UERN, fruto de um convênio entre o Tribunal de Justiça e a instituição de ensino superior. Segundo ele, trata-se de uma contribuição para a formação profissional dos alunos que integram a Universidade. Ainda de acordo com o Presidente do TJ, “o que precisamos é de preparar profissionais habilitados para um mercado competitivo como o nosso, e nada melhor do que um Departamento de Prática Jurídica bem instalada”, destacou.