...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN inaugura Núcleo de Atenção Materno Infantil

A sala ampla, com balões, tapetes coloridos e brinquedos de vários tamanhos, contrasta com as salas de atendimento em que Alana Cristina da Silva costumava levar o filho Josué, de 2 anos e 7 meses, nas quais consultas rápidas e pouco humanizadas não lhe passavam a segurança desejada.

O conforto proporcionado pelo novo ambiente, contudo, foi apenas um dos fatores que a cativaram no Núcleo de Atenção Materno Infantil (NAMI), da UERN, inaugurado na manhã desta quinta-feira (7).

A partir da próxima semana, o espaço irá realizar atividades de estimulação precoce e reabilitação para crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus, oferecendo sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, além de outras especialidades.

Para Alana, a atenção e a dedicação no atendimento a cada criança, que é acompanhada por profissionais de várias áreas, são o diferencial do Núcleo, que conta também com equipamentos voltados especificamente para o atendimento às crianças.

“Está sendo uma oportunidade muito boa pra gente, de poder dar pra ele (Josué) mais um tratamento”, comenta a dona de casa, que conta já ter tido atendimento negado ao filho em uma unidade pública de saúde por ele ter microcefalia.

Humanização

De acordo com a vice-reitora da UERN e vice-coordenadora do Núcleo, Fátima Raquel, o atendimento que leva em conta a especificidade de cada criança é uma das principais características do Núcleo.

“O NAMI vai trabalhar dessa forma, conhecendo cada criança, suas necessidades e sua família. A partir disso é que o protocolo de atendimento vai ser pensado para cada um, respeitando cada individualidade e cada momento. Só assim a gente consegue um bom desenvolvimento”, frisa.

Para a vice-reitora, o NAMI também será importante para que os alunos participantes reforcem essa ideia de humanização dos atendimentos no futuro, em outras unidades de saúde.

Conforme a coordenadora do NAMI, professora Cíntia Nogueira, 15 crianças de Mossoró estão hoje cadastradas na unidade. O número pode ser ampliado caso familiares de outras crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus entrem em contato com o Núcleo, localizado na Faculdade de Enfermagem da UERN, em Mossoró. Os atendimentos serão realizados no local às terças e quartas-feiras.

Além da apresentação do espaço, a inauguração contou com a entrega de kits contendo materiais para que as mães usem em casa, junto às crianças, e com uma apresentação do grupo Anjos da Enfermagem, formada por alunos da Universidade Potiguar (UnP). O NAMI é uma iniciativa de docentes e técnicas da UERN, em parceria com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support