UERN gradua licenciados em Matemática do Núcleo de Apodi e Campus Central

Mais uma etapa do cronograma de colações de grau do ano letivo 2019.1 foi cumprida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na noite desta quinta-feira (12), colaram grau sete alunos do curso de licenciatura em Matemática, sendo cinco alunos do Núcleo Avançado de Apodi e dois estudantes do Campus Central.

A solenidade foi realizada em Apodi, na sede da AABB, presidida pelo Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). O prefeito de Apodi, Alan Silveira, prestigiou a solenidade, que teve como paraninfo o professor Ênio Virgílio de Oliveira Matias, na ocasião representado pela professora Aylla Gabriela Paiva de Araújo.

Tendo em comum o sonho de tornarem-se professores, os graduados destacaram a importância da UERN em suas vidas. Em seu discurso, o orador da turma, Alvacir de Noronha Júnior agradeceu o companheirismo dos colegas, o apoio dos familiares e os ensinamentos dos professores. “Nossas palavras são de agradecimento. Somos gratos à UERN, essa instituição tão importante em nossas vidas. Obrigado pelo ambiente propício, a evolução e o ensino de qualidade”, afirmou.

Orador da turma, Alvacir Júnior (Foto: Wilson Moreno)

O professor Lima Júnior falou sobre sua alegria em presidir a solenidade de colação de grau, especialmente por ter sido aluno do curso de Matemática na UERN. “É uma satisfação cumprir meu dever como diretor da FANAT… Nas colações de grau sempre me lembro da emoção que senti quando estava na condição de aluno. O que tenho a falar para os agora colegas de profissão é que executem o ofício de professor com muito orgulho, na certeza de, apesar de muitas vezes não ser valorizada em nosso País, nós termos uma missão a cumprir”, afirmou Lima Júnior, que ainda ressaltou a importância da UERN para o Rio Grande do Norte.

O professor Francisco Chagas de Lima Júnior presidiu a solenidade (Foto: Wilson Moreno)

Esse valor social e humano da UERN possibilita a muitos estudantes a conquista do diploma. Aos 45 anos, o graduado Lucimar Gois Fagundes, reconhece que se não fosse a UERN ele não teria essa transformação de vida. ”Foi com muita dificuldade que consegui terminar meu curso. Não tinha condições de estudar, perdi meu pai e nossa renda em casa é da pensão que minha mãe recebe… Eu dou aulas de reforço com muito sacrifício. Através da UERN descobri importantes valores. Se não fosse a UERN eu não teria realizado esse sonho de conquistar meu diploma”, destacou Lucimar, que sempre quis ser professor.

Lucimar Góis recebe seu sonhado diploma (Foto: Wilson Moreno)

Com 33 anos dedicados à UERN, o professor aposentado Hélio Costa fez questão de prestigiar a solenidade de colação de grau. “Esse é um coroamento do processo educacional de nossos alunos. A gente percebe a transformação de vida deles, isso nos deixa muito orgulhosos e felizes, por isso fiz questão de participar. Cada colação de grau é uma emoção diferente, meu sentimento é de dever cumprido”, ressaltou Hélio Costa.

O cronograma de colações de grau será retomado na próxima semana.

Veja mais fotos: