...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN formará doutores na rede federal técnica do Sertão Pernambucano

A pós-graduação da UERN comemora uma importante conquista. Nesta quinta-feira (16), a CAPES/MEC homologou a oferta do curso de Doutorado Interinstitucional em Letras (DINTER), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros. A instituição receptora será o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), em Salgueiro/PE.

“Depois de ofertarmos cursos de Minter e Dinter como instituição receptora, é uma imensa alegria a UERN se lançar como instituição promotora. Isso só demonstra nossa capacidade de formar professores em alto nível. A UERN está de parabéns. Nosso reconhecimento às equipes do PPGL/CAMEAM e da PROPEG”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Por meio de nota, a Profª. Dra. Maria Edileuza da Costa, coordenadora do PPGL, e o Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, vice-coordenador do PPGL, ressaltaram o fato de Pau dos Ferros ser referência em Pós-Graduação em Letras no Brasil. “A UERN ultrapassa as barreiras estaduais, no que há de melhor na educação pública do Brasil. Com esse marco, e somando a muitas outras conquistas e ações formativas, a UERN se torna também referência no Brasil a ter programa de pós-graduação de qualidade na menor cidade do Brasil e por esse programa avançar para grandes centros e para estados mais ricos do Nordeste”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Dr. Rodolfo Cavalcanti, destaca que essa conquista representa um salto imensurável para a Universidade, no que se refere à oferta de cursos de pós-graduação. “Possuímos uma história recente em atividades dessa natureza. Há exatos 11 anos, não tínhamos à nossa disposição ofertas de mestrado e doutorado. Hoje, já se somam 22 ofertas e com perspectivas de ampliação para os anos vindouros. Isso demonstra a força do trabalho coletivo, aliado às políticas institucionais de incentivo à pesquisa e à capacitação dos docentes e técnicos”, afirmou Rodolfo Cavalcanti.

A coordenação do DINTER será do Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes (coordenador) e do Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (vice-coordenador), escolhidos pelo colegiado do PPGL/UERN. O professor Wellington Vieira, inclusive, é egresso da primeira turma do PPGL.

“Em nome do PPGL/UERN, agradecemos o apoio, o envolvimento e torcida de todos que contribuíram para esse momento histórico de nossa Universidade, do mais simples funcionário terceirizado e de apoio do CAMEAM ao setor técnico, docente, discente do PPGL, à direção do Campus e equipe técnica, ao Fórum de Pós do CAMEAM, à PROPEG e à Reitoria da UERN. Todos, de uma forma ou de outra, contribuíram para esse momento”, assinam a nota Edileuza da Costa e Gilton Sampaio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support