UERN firmará parceria com TJRN para campanha nacional de combate à violência doméstica

O reitor Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assegurou ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Cláudio Santos, a participação da instituição na campanha nacional de combate à violência doméstica e familiar. A campanha “Justiça Pela Paz em Casa” será desenvolvida em todo o país, de 3 a 7 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a parceria dos tribunais de justiça e instituições de ensino superior.

No RN são mais de 9 mil processos em andamento, dos quais, 5 mil somente em Natal. A parceria deverá envolver estudantes de Direito, Serviço Social e Psicologia. “Nossa preocupação não se restringe a quantidade de processos em tramitação, mais de 9 mil em andamento no Estado, mas deve-se também a grande quantidade de processos que tem sido abertos nas unidades judiciais, mostrando que a mulher vítima da violência tem denunciado as agressões cada vez mais”, pontuou o presidente do TJRN.

O reitor destacou o trabalho do Núcleo de Assistência à Mulher da UERN; a prática jurídica; Complexo Cultural em Natal e diversas ações de extensão desenvolvidas pela instituição. E também falou da parceria que está sendo firmada com o Ministério Público (MP) para o sistema prisional do Estado. “Parabenizo a justiça por essa campanha e fica a sugestão para que possamos disseminar essa ação em todo o Estado”, frisou o reitor que estava acompanhado da diretora do Complexo Cultural da UERN em Natal, Irene Van Den Berg.

A reunião contou com a presença de dirigentes de outras instituições de ensino superior e da desembargadora Zeneide Bezerra e juíza Fátima Soares que ressaltaram a importância de equipes multidisciplinares na campanha que já recebeu a adesão do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em convênio assinado com o STF, dia 30 de junho.

Estiveram presentes representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade Estácio de Sá, Faculdade Mater Christi e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Na próxima segunda-feira, às 15h, haverá nova reunião em Natal para definição do convênio do TJRN com as universidades do Estado.