...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN firma termo de cooperação com o Projeto Esperança da Paróquia de São José

Foi assinado na tarde desta quarta-feira, 8, o Termo de Cooperação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Paróquia de São José com o objetivo de firmar parceria para executar ações de extensão na área artística – teatro, dança e música – junto à comunidade atendida pelo Projeto Esperança “Lar do Padre Guido Tonelotto”.

O Projeto é desenvolvido há 40 anos pela Paróquia de São José, em Mossoró, e realiza atividades de assistência voltadas para crianças, adolescentes e jovens. Idealizado pelo Pe. Guido (in memoriam), o projeto realiza ações nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania, para garantir o acesso aos direitos essenciais gratuitos aos assistidos.

Em 2018, a Pró-Reitoria de Extensão da UERN, através do Projeto ExtensArte, que envolve também os grupos de teatro (GRUTUM) e dança (GRUDUM) da Universidade, passou a oferecer aulas para as crianças e jovens assistidos pelo Projeto Esperança. Os frutos desta parceria já começam a ser colhidos e na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação as crianças que participam dos cursos ofertados pela UERN fizeram suas apresentações artísticas, encantando a todos os presentes.

Uma dessas crianças é Marcela Barbosa, de apenas 10 anos. Ela foi a última a se inscrever no curso de balé infantil do projeto ExtensArte. Segundo sua mãe, a dona de casa Daniele Barbosa, a iniciativa de participar do Projeto foi da própria Marcela, que sempre sonhou em dançar balé. “Ela adora as aulas e as apresentações. Era um sonho dela fazer balé e só pudemos realizar esse sonho através deste Projeto”, afirmou a mãe da pequena bailarina que estava realizada após mais uma apresentação de dança. “É muito bom”, enfatizou a menina.

Para o pró-reitor de Extensão da UERN, Emanoel Márcio Nunes, a parceria com o Projeto Esperança é motivo de orgulho e alegria para todos que fazem extensão na Universidade. “Esta é certamente uma das parcerias que mais me encanta na UERN.  Tão logo surgiu a possibilidade de trabalharmos juntos, levamos a ideia para o reitor Pedro Fernandes, que, assim como nós, ficou entusiasmado com as possibilidades que ela poderia acarretar. E este momento é o resultado de uma parceria que está dando certo”, afirmou o pró-reitor.

Pároco de São José, Pe. Carlinhos destacou a importância da presença da Universidade no Projeto Esperança. “A UERN deu um novo rumo ao Projeto. Estamos aqui para nos dar as mãos e oferecer a possibilidade para essas crianças e jovens, e para suas famílias, de erguer a cabeça e poder, como diz Jesus Cristo no Evangelho, seguir por águas mais profundas”.

O reitor Pedro Fernandes iniciou sua fala afirmando que a parceria com a Paróquia de São José e o Projeto Esperança é um marco para a UERN. Ele parabenizou a Pró-Reitoria de Extensão e falou sobre a importância dos profissionais que estão sendo formados pela Universidade conhecerem a realidade na qual estão inseridos. “Quero parabenizar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, em especial o pró-reitor Emanoel Márcio e o professor Hallysson Dantas pelo belíssimo trabalho que está sendo realizado aqui. A Universidade sai de seus muros e vem para a comunidade nesta troca de conhecimento e experiência com a comunidade. E isso é o que realmente significa a extensão. É sempre muito bom ter pessoas que nos inspiram, e as pessoas que fazem o Projeto Esperança nos inspiram. O Pe. Carlinhos nos inspira. É em instituições como esta que as nossas instituições precisam se inspirar”, afirmou o reitor, fazendo referência às demais instituições presentes à solenidade, como Instituições de Ensino Superior, entidades de classe, entre outras.

Assinaram o Termo de Cooperação o reitor Pedro Fernandes, o pró-reitor Emanoel Márcio e o Pe. Carlinhos. Como testemunhas assinaram Ana Maria Cardoso e Cláudia Regina Freire de Azevedo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support