UERN firma termo de cooperação com o Projeto Esperança da Paróquia de São José

Foi assinado na tarde desta quarta-feira, 8, o Termo de Cooperação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Paróquia de São José com o objetivo de firmar parceria para executar ações de extensão na área artística – teatro, dança e música – junto à comunidade atendida pelo Projeto Esperança “Lar do Padre Guido Tonelotto”.

O Projeto é desenvolvido há 40 anos pela Paróquia de São José, em Mossoró, e realiza atividades de assistência voltadas para crianças, adolescentes e jovens. Idealizado pelo Pe. Guido (in memoriam), o projeto realiza ações nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania, para garantir o acesso aos direitos essenciais gratuitos aos assistidos.

Em 2018, a Pró-Reitoria de Extensão da UERN, através do Projeto ExtensArte, que envolve também os grupos de teatro (GRUTUM) e dança (GRUDUM) da Universidade, passou a oferecer aulas para as crianças e jovens assistidos pelo Projeto Esperança. Os frutos desta parceria já começam a ser colhidos e na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação as crianças que participam dos cursos ofertados pela UERN fizeram suas apresentações artísticas, encantando a todos os presentes.

Uma dessas crianças é Marcela Barbosa, de apenas 10 anos. Ela foi a última a se inscrever no curso de balé infantil do projeto ExtensArte. Segundo sua mãe, a dona de casa Daniele Barbosa, a iniciativa de participar do Projeto foi da própria Marcela, que sempre sonhou em dançar balé. “Ela adora as aulas e as apresentações. Era um sonho dela fazer balé e só pudemos realizar esse sonho através deste Projeto”, afirmou a mãe da pequena bailarina que estava realizada após mais uma apresentação de dança. “É muito bom”, enfatizou a menina.

Para o pró-reitor de Extensão da UERN, Emanoel Márcio Nunes, a parceria com o Projeto Esperança é motivo de orgulho e alegria para todos que fazem extensão na Universidade. “Esta é certamente uma das parcerias que mais me encanta na UERN.  Tão logo surgiu a possibilidade de trabalharmos juntos, levamos a ideia para o reitor Pedro Fernandes, que, assim como nós, ficou entusiasmado com as possibilidades que ela poderia acarretar. E este momento é o resultado de uma parceria que está dando certo”, afirmou o pró-reitor.

Pároco de São José, Pe. Carlinhos destacou a importância da presença da Universidade no Projeto Esperança. “A UERN deu um novo rumo ao Projeto. Estamos aqui para nos dar as mãos e oferecer a possibilidade para essas crianças e jovens, e para suas famílias, de erguer a cabeça e poder, como diz Jesus Cristo no Evangelho, seguir por águas mais profundas”.

O reitor Pedro Fernandes iniciou sua fala afirmando que a parceria com a Paróquia de São José e o Projeto Esperança é um marco para a UERN. Ele parabenizou a Pró-Reitoria de Extensão e falou sobre a importância dos profissionais que estão sendo formados pela Universidade conhecerem a realidade na qual estão inseridos. “Quero parabenizar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, em especial o pró-reitor Emanoel Márcio e o professor Hallysson Dantas pelo belíssimo trabalho que está sendo realizado aqui. A Universidade sai de seus muros e vem para a comunidade nesta troca de conhecimento e experiência com a comunidade. E isso é o que realmente significa a extensão. É sempre muito bom ter pessoas que nos inspiram, e as pessoas que fazem o Projeto Esperança nos inspiram. O Pe. Carlinhos nos inspira. É em instituições como esta que as nossas instituições precisam se inspirar”, afirmou o reitor, fazendo referência às demais instituições presentes à solenidade, como Instituições de Ensino Superior, entidades de classe, entre outras.

Assinaram o Termo de Cooperação o reitor Pedro Fernandes, o pró-reitor Emanoel Márcio e o Pe. Carlinhos. Como testemunhas assinaram Ana Maria Cardoso e Cláudia Regina Freire de Azevedo.