UERN firma parceria com universidade italiana

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu mais um passo em seu processo de internacionalização com a assinatura na tarde desta quarta-feira, 2, de um acordo de parceria com a Università Degli Studi di Cagliari, sediada na cidade de Cagliari, Itália.

A parceria se dará por meio de intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos-administrativos. Também serão realizados projetos conjuntos de pesquisa, promoção de eventos científicos e culturais. O acordo ainda prevê troca de informações, publicações acadêmicas e consultoria técnica.

A Università Degli Studi di Cagliari tem vasta experiência em estudos sobre o semiárido do Mediterrâneo, como explica o professor Gianluigi Baccheta. “Viemos mostrar nossa experiência no semiárido mediterrâneo e agora vamos celebrar convênios de pesquisas para trocar experiências com o que vocês pesquisam sobre a caatinga, dunas e áreas úmidas”, explicou.

O professor Gianluigi Baccheta acrescenta que a parceria já foi feita com outras universidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Ele visitou laboratórios da UERN e proferiu palestras e cursos para alunos e professores da UERN e Ufersa.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCN/UERN), Ramiro Camacho enalteceu a parceria. “Esse convênio é uma oportunidade para a internacionalização do nosso programa de mestrado e doutorado envolvendo o deslocamento de professores, técnicos e alunos”, declarou.

O convênio faz parte da política de internacionalização instituída pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN (DAINT). Segundo seu diretor, Prof. Dr. Pedro Adrião, esse convênio se destaca por estar ligado diretamente a um programa de pós-graduação, fortalecendo a pesquisa e a internacionalização da UERN. “Este convênio é o resultado da política de internacionalização instituída na UERN pela Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais, que tem buscado fortalecer e ampliar parcerias com Universidades de referência, com a finalidade de inserir a Universidade no cenário internacional”, explica.