UERN fará auditoria na folha de pessoal da Prefeitura de Areia Branca

O reitor Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno, assinaram na manhã desta sexta-feira, 13, contrato para análise de conformidade de folha de pagamento e capacitação de servidores em licitação pública.

Adiantando que a UERN iniciará essa análise porque já foi concluída a auditoria feita na folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró, o reitor Pedro Fernandes explicou que o trabalho da instituição é puramente técnico, afastando qualquer conotação política relacionada ao contrato. “A única relação nossa será com o município. Fazemos o trabalho técnico”, repetiu, lembrando a cláusula de confidencialidade que existe no contrato.

Segundo o reitor, a UERN tem como foco a formação de recursos humanos e desenvolvimento regional, mas, pela capacidade multidisciplinar, a Universidade está habilitada a desenvolver projetos como esse. “Finalizamos o trabalho de Mossoró, o que nos torna aptos a assumir outro projeto”, disse o reitor, ressaltando que a instituição se junta à comunidade para promover melhorias nos municípios através de projetos como esse.

Dizendo que os municípios não conseguem desenvolver políticas de investimento por causa do peso da folha de pessoal, a prefeita Luana Bruno afirmou ter certeza que o trabalho da UERN irá ajudar a gestão a não apenas enxugar a máquina administrativa, mas, sobretudo, corrigir distorções que possam existir. “Os municípios são extremamente pagadores de folha”, conceituou a prefeita, reforçando que esstá difícil para as prefeituras manterem os serviços e avançar nos investimentos.

“Já detectamos algumas situações e queremos resolvê-las de forma criteriosa. A UERN é uma instituição séria. Tem know-how e sei que vai nos ajudar”, afirmou.

O TRABALHO – A auditoria deve começar na próxima semana. O prazo para a conclusão do trabalho é de 90 dias. Além da análise de conformidade da folha, a comissão da UERN também fará um censo dos servidores.

A comissão é formada por professores, alunos e técnicos administrativos dos Departamentos de Economia, Contábeis e Administração. Para o censo serão contratados 30 alunos que podem ser de outros cursos. O edital para seleção será divulgado pela UERN até o começo da semana.