...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN expande avaliação institucional para servidores técnicos-administrativos

Após estudantes e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) preencherem o questionário da avaliação institucional, chegou a vez dos técnicos- administrativos participarem do processo, que será realizado uma vez por ano e estará disponível na Plataforma Íntegra a partir do mês de agosto.

A UERN possui aproximadamente 700 servidores técnicos-administrativos em seu quadro funcional ativo. Com a inclusão dos técnicos na autoavaliação institucional, a UERN avança na consolidação do processo para a construção de suas políticas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. “A partir da autoavaliação, esses atores passarão a opinar sobre sua própria atuação profissional, a infraestrutura e a gestão. Sua contribuição será de grande valia como agente de participação no processo de melhorias para a Instituição”, explica a auxiliar de Avaliação Institucional da UERN, Lígia Guerra.

O questionário foi discutido intensamente pela Avaliação Institucional, Comissão Própria de Avaliação, Diretoria de Informatização (DINF), entre outros colaboradores. Antes de sua implantação, o instrumento passou por uma fase de teste com um grupo de servidores técnicos-administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A autoavaliação é uma política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) formada por três eixos principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que envolvem esses três componentes, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. “A autoavaliação é necessária para o autoconhecimento da instituição e deve manter sempre o seu caráter de continuidade, expansão para outras áreas da universidade e corresponsabilidade de todos”, explica a assessora de avaliação institucional da UERN, Mayra Ribeiro.

Os primeiros passos dados pela UERN sobre a autoavaliação ocorreu na década de 1990, sob coordenação da professora Iêda Chaves. Posteriormente essa área ganhou outras contribuições com o trabalho das professoras Olga Freire, Fátima Araújo, Verônica Pontes e Adriana Fernandes. Foram mais de vinte anos dedicados ao aprimoramento do processo de avaliação institucional interna para docentes e discentes da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support