UERN expande avaliação institucional para servidores técnicos-administrativos

Após estudantes e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) preencherem o questionário da avaliação institucional, chegou a vez dos técnicos- administrativos participarem do processo, que será realizado uma vez por ano e estará disponível na Plataforma Íntegra a partir do mês de agosto.

A UERN possui aproximadamente 700 servidores técnicos-administrativos em seu quadro funcional ativo. Com a inclusão dos técnicos na autoavaliação institucional, a UERN avança na consolidação do processo para a construção de suas políticas em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. “A partir da autoavaliação, esses atores passarão a opinar sobre sua própria atuação profissional, a infraestrutura e a gestão. Sua contribuição será de grande valia como agente de participação no processo de melhorias para a Instituição”, explica a auxiliar de Avaliação Institucional da UERN, Lígia Guerra.

O questionário foi discutido intensamente pela Avaliação Institucional, Comissão Própria de Avaliação, Diretoria de Informatização (DINF), entre outros colaboradores. Antes de sua implantação, o instrumento passou por uma fase de teste com um grupo de servidores técnicos-administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A autoavaliação é uma política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) formada por três eixos principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que envolvem esses três componentes, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. “A autoavaliação é necessária para o autoconhecimento da instituição e deve manter sempre o seu caráter de continuidade, expansão para outras áreas da universidade e corresponsabilidade de todos”, explica a assessora de avaliação institucional da UERN, Mayra Ribeiro.

Os primeiros passos dados pela UERN sobre a autoavaliação ocorreu na década de 1990, sob coordenação da professora Iêda Chaves. Posteriormente essa área ganhou outras contribuições com o trabalho das professoras Olga Freire, Fátima Araújo, Verônica Pontes e Adriana Fernandes. Foram mais de vinte anos dedicados ao aprimoramento do processo de avaliação institucional interna para docentes e discentes da UERN.