...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern estimula ações de inovação e empreendedorismo na região de Assú

A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) esteve no Campus de Assú para discutir ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo na unidade. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 19.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, observou que a Uern Assú tem importante colaboração na difusão da pesquisa e na produção científica na região do Vale do Açu. “O Campus de Assú é bastante atuante na área de produção científica, a unidade tem periódicos, laboratórios, cursos de pós-graduação. A proposta é avançar ainda mais no estímulo a inovação e empreendedorismo”, declara.

De acordo com a chefe do setor de incubadoras da Propeg, Edigleyce de Lima, o encontro é uma oportunidade para discutir com a equipe da Uern em Assú projetos em potencial para instalar incubadoras na Unidade. “Hoje temos três incubadoras, sendo uma no Campus Central, uma em Pau dos Ferros e uma em Natal. Nosso intuito é ampliar as ações de incubadoras na Uern Assú”, afirma.

Outro ponto discutido na reunião foi o estímulo à criação de empresas juniores na Unidade. O prof. Dr. Manoel Cirício, do curso de Geografia do Campus de Assú, apoiou a iniciativa, ressaltando a importância de também debater propostas de empresas juniores voltadas para cursos de licenciatura.

“Quando se pensa em criação de empresas, em empreendedorismo, acabamos remetendo a cursos de bacharelados, na área de economia. Daí, é fundamental esse momento para quebrar esse estigma e pensarmos em estimular empresas juniores e empreendedorismo nos cursos de licenciatura, aumentando o leque de opções de prática para nossos graduandos”, destaca Cirício.

A profa. Dra. Francisca Ramos, do curso de Letras do Campus de Assú, sugeriu uma capacitação com os professores sobre o funcionamento e a essência de empresas juniores para fundamentar as ações de incentivo e orientação aos discentes. A ideia foi acatada pela equipe da Propeg, que irá organizar uma capacitação com professores e técnicos-administrativos de Assú para alinhar os alicerces para fundamentar o fomento de empresas juniores na Unidade, além de orientar sobre incubadoras, produção intelectual, entre outros temas relacionados à inovação.

Para o diretor da Uern Assú, Augusto Sérgio de Oliveira, a reunião foi bastante positiva para otimizar as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação no Campus.

Texto de Adriana Morais

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support