UERN estimula a institucionalização de uma política de apoio às inovações e ao empreendedorismo

Criado em 2015, o Departamento de Inovação e Empreendedorismo – DIE, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG/UERN, vem atuando na institucionalização de uma política de apoio às inovações e ao empreendedorismo na UERN.

No que se refere às inovações, o apoio do DIE/PROPEG tem se voltado para incentivar e apoiar a proteção de ideias e direitos de propriedade intelectual, seja de docentes, discentes, técnicos e da comunidade externa, mediante o registro de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A UERN conta atualmente com 23 pedidos de concessão de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo 3 registros de programas de computador. Dentre os pedidos de patentes, 12 processos foram depositados e têm o seu acompanhamento direto pelo DIE.

Tanto a comunidade acadêmica como o público externo, sejam inventores e/ou empreendedores, podem obter no Departamento de Inovação e Empreendedorismo as orientações e o suporte necessários para proteção de novas invenções através do pedido de registro de patente, bem como para a criação de Empresas Juniores e de incubação de empresas no âmbito da UERN.

A UERN conta, atualmente, com três Empresas Juniores, proporcionando aos alunos de graduação uma experiência prática do conhecimento teórico obtido nos cursos. Atualmente existem quatro Incubadoras de Empresas na instituição, sendo três delas criadas em 2017, com unidades instaladas em três campi da UERN. Conforme o DIE, recentemente focam graduadas cinco empresas incubadas na Incubadora CITECS e um novo edital de chamada será lançado em breve. “São empresas que ganham independência e se consolidam no mercado como empreendimentos bem sucedidos, criando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento local e regional. Todos esses empreendimentos são acompanhados, monitorados e incentivados pelo DIE”, afirma o professor Elesbão Almeida.

O DIE também procurar apoiar a busca de parcerias com inventores de outras instituições de ensino e pesquisa, além de incentivar a transferência de tecnologia no âmbito da UERN, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Recentemente foi firmada uma parceria com o SENAI e outras estão em discussão com outras instituições de pesquisa.

Mais informações: (84) 3314-9856.