...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern espera mais conquistas em 2023

Assim como aconteceu ao longo do último ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deve colher ainda mais frutos em 2023. Uma instituição socialmente referenciada, inclusiva e includente que se propõe a transformar vidas e mudar realidades terá inúmeros desafios e, certamente, conquistas para continuar proporcionando ensino, pesquisa e extensão de qualidade à sociedade.

Depois de 53 anos de fundação, foi somente em 2022 que a Instituição pôde vivenciar sua tão sonhada autonomia financeira e patrimonial. Ainda era 29 de dezembro de 2021 quando a governadora Fátima Bezerra sancionou, numa solenidade no pátio da Reitoria, a lei que determinou que a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), entidade mantenedora da Uern, passasse a ter autonomia plena em relação à gestão financeira, pedagógica e administrativa.

Dessa forma, a Uern passou a ser a segunda instituição estadual de ensino superior do Nordeste a conquistar a autonomia plena.

Foi a partir daí que outro importante feito pôde ser alcançado. O Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), há muito tempo almejado por centenas de servidores chegou, também através de lei, para valorizar as categorias de técnicos e professores e, consequentemente, melhorar o serviço público ofertado pela Universidade.

Para a reitora Cicília Maia, o ano de 2022 foi muito significativo para a Universidade.

Reitora Cicília Maia e vice-reitor Chico Dantas celebram conquistas – Foto Bruno Soares

“Foi um ano de muitos desafios sim, mas também um ano de muitas conquistas, realizações e aprendizado. Em dezembro do ano passado, a Uern conquistou sua tão esperada autonomia financeira e, durante todo esse ano, começamos a viver essa autonomia, a entender como ela funciona e seus impactos e responsabilidades”, comentou.

O vice-reitor Chico Dantas destacou que a implantação do Plano de Cargos “garante a segurança de uma carreira para técnicos e docentes e que, já na sua implantação, é possível ver uma melhoria significativa no salário. Para 2023 temos o desafio de aprovar a lei que prevê a conclusão da implantação do plano docente, cuja previsão de conclusão é janeiro de 2024.

A autonomia também proporcionou o planejamento de ações e algumas mudanças já podem ser vistas na nossa estrutura física, estrutura tecnológica, novos programas de assistência estudantil e o orçamento participativo.

“Tudo isso é também fruto do diálogo permanente com as unidades acadêmicas e administrativas, com os segmentos através de seus órgãos representativos e dos fóruns de diretores e chefes”, complementou a reitora.

A Uern ganhou também em 2022 o reforço de aproximadamente 130 professores e 200 técnicos de nível médio e superior para atuar nos setores administrativos e acadêmicos, que compreendem 62 cursos (57 cursos presenciais e 05 a distância). As convocações foram a partir do concurso público de 2016 – ainda em validade – e de processos seletivos para contratações temporárias realizados no último ano.

Com a atuação da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a Uern ampliou sua atuação em território potiguar e passou a contar com 15 polos de apoio presencial (Mossoró, Assú, Caraúbas, Grossos, Guamaré, João Câmara, Natal, Luís Gomes, Patu, Marcelino Vieira, Apodi, Martins, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e Parnamirim) para os diversos cursos que são ofertados remotamente a mais de 850 alunos.

Depois de 20 anos de existência, a Uern Natal ganhou um prédio novo com estrutura para estacionamento e três pavimentos com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e salas de professores. Melhoria para os cursos de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião e cerca de mil estudantes.

Sanção da lei de autonomia financeira da Uern foi primordial – Foto Raiane Miranda/Governo do Estado

Aprovado em julho pelo Conselho Diretor, o Orçamento Participativo tem como objetivo central fortalecer os princípios democráticos de cogestão da comunidade universitária e garantir transparência, inclusão, efetividade, resultados, diversidades e particularidades setoriais/locais. O instrumento possibilitará à comunidade acadêmica participar ativamente na definição das prioridades e na aplicação dos recursos, respeitando os limites orçamentários disponíveis.

Aprovado pelo mesmo Conselho, em 1º de setembro, o novo organograma da Uern é considerado um marco na modernização e transparência da instituição.

Entre os principais avanços, o documento traz, de forma transparente, além do quantitativo dos cargos comissionados e funções gratificadas da Fuern, as atribuições de cada cargo ou função prevista no organograma. Além disso, objetiva modernizar e descentralizar as estruturas organizacionais, realizando progressões em algumas funções já existentes e incluindo outras, como de setores, de departamentos, de diretorias, de secretarias, de assessorias e de ouvidorias nos campi.

Na área da saúde, a Universidade seguiu sendo protagonista na vacinação contra o coronavírus, papel que já desempenhava desde a época mais aguda da pandemia. Inclusive, foi montada uma sala de multivacinação na Faculdade de Enfermagem (Faen) com atendimento em horário estendido para contemplar o maior número de pessoas possível.

Ao longo de 2022 a Uern estreitou a ligação com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) em relação ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Além de ceder o terreno para a construção, a Instituição ficará responsável pela gestão acadêmica do maior equipamento de saúde do Estado.

São 168 leitos, sendo mais de 40 de UTI, no que será o maior equipamento de saúde do Estado, que será referência no atendimento materno-infantil não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil. A previsão é que até o meio do ano de 2023, a estrutura esteja em seu funcionamento pleno.

No tocante às relações institucionais, a Uern conquistou importante espaço na Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Em setembro, a reitora Cicília Maia foi empossada como membro titular do Conselho Deliberativo da Associação.

Em novembro, a Uern reforçou sua atuação na promoção da igualdade ao criar a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), cuja missão é tratar dos procedimentos de heteroidentificação para o acesso às cotas étnico-raciais; acompanhar estudantes cotistas; realizar ações e mobilização da comunidade universitária e sociedade em geral para a convivência cidadã com as diversidades relacionadas a gênero e sexualidade, à tradição das culturas, etnia, refúgio e migrações, bem como da promoção de ações que possibilitem a reversão do cenário de discriminação das populações.

Ainda em fevereiro, a Universidade conquistou sua quinta patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desta vez, como cotitular ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A patente de invenção é de autoria do professor do departamento de Química da Uern (Campus Mossoró), Carlos Henrique Catunda Pinto, e os professores Ana Clea Marinho Miranda Catunda; Renata Martins Braga; Dulce Maria de Araújo Melo e Marcus Antônio de Freitas Melo (Ufrn). O estudo é intitulado “Amostrador passivo, processo para a obtenção do biosorvente de poluentes atmosféricos e seu uso”.

Trata-se de um dispositivo para monitoramento de poluentes atmosféricos em ambientes abertos e fechados. O estudo desenvolveu um processo de tratamento de biosorvente a partir da fibra da planta Sumauma para torná-la mais capacitiva para absorver produtos orgânicos. O objetivo é limpar as impurezas presentes na estrutura e poros da fibra e melhorar a sua capacidade de sorção de produtos orgânicos presentes no ar atmosférico.

Para dar mais transparência aos atos institucionais, o Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) passou, a partir de junho, a ser diário, com publicações de terça a sábado, no início da manhã, no www.portal.uern.br.

Fechando 2022 com chave de ouro, a Uern foi uma das instituições de ensino do país certificadas com o Selo ODS Educação. O Selo ODS é uma iniciativa que certifica instituições de ensino superior responsáveis por ações efetivas para o alcance das metas da Agenda 2030.

Criada em 2015 após acordo firmado pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda consiste em um plano de ação global que reúne metas e objetivos de desenvolvimento sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todas as pessoas.

Em tão pouco tempo, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte superou desafios e obteve muitas conquistas. A expectativa é de que 2023 seja ainda melhor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support