...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN, ESMARN e TJ trazem grandes nomes do direito para Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinou nesta segunda-feira (11), dia do advogado, um protocolo de intenções com a Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para a realização do projeto “Grandes Nomes, Grandes Temas”, que traz para Mossoró, os grandes nomes do direito brasileiro com o objetivo de promover eventos formativos na área jurídica discutindo assuntos atuais entre estudantes e magistrados. 

A palestra inaugural foi com o doutor em Direito, Daniel Sarmento, que abordou o tema “Igualdade e Diferença”. Segundo ele, igualdade e diferença não são antíteses, mas se complementam, e a sociedade brasileira continua desigual, mas é menos desigual que há décadas atrás. “O problema da desigualdade não é o que se discute, mas o que se vê como absolutamente natural”, afirmou o conferencista. 

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes, ressaltou a importância do evento no sentido de ser uma oportunidade de unir todos os estudantes que desejam externar os conhecimentos adquiridos. Segundo o reitor, o desafio é apresentar um ensino superior que vá além das quatro paredes da sala de aula. Ele agradeceu a confiança da ESMARN e do TJRN, e lembrou que este é o terceiro momento em que UERN e Tribunal de Justiça assinam um convênio. “Já assinamos convênio para a realização de estágios dos alunos de direito e para a prática jurídica da UERN funcionar na sede do antigo Fórum. Agora, estamos realizando esse ciclo de palestras onde a UERN se orgulha em ser parceira”, afirmou o reitor. 

O Diretor da ESMARN, Des. Expedito Ferreira avaliou positivamente o início do projeto. “Representa um grande avanço entre a UERN e a ESMARN em trazer mensalmente um grande nome e apresentar um grande tema para toda a classe jurídica de Mossoró. Foi um desafio essa primeira palestra, mas tivemos êxito, com a lotação do teatro que possui em média 700 lugares”, avaliou o desembargador. 

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Aderson Silvino, lembrou que acompanha a UERN desde sua fundação e homenageou o ex-reitor Elder Heronildes, que estava na plateia, pelas lutas e conquistas de sua gestão. Ele afirmou que desde que assumiu a presidência do TJ tem buscado de colaborar com a UERN. “Vi essa instituição nascer e se desenvolver. Essa assinatura é o início de uma caminhada que engrandece a todos que fazem a UERN e o poder judiciário”. 

Doutor Honoris Causa – Em 28 de setembro, por ocasião da Assembleia Universitária, o desembargador Aderson Silvino irá receber a UERN o título de Doutor Honoris Causa. Ele agradeceu a homenagem da instituição e se disse honrado com a homenagem. “A Universidade foi muito generosa comigo em me conceder o honroso título de Doutor Honoris Causa. Virei no dia 28, com muita alegria, receber essa homenagem”, afirmou o presidente do TJ. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support