...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern escolhe novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) dia 14

Estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) escolherão, na próxima quarta-feira, 14, o(a) novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição para o período de 2021-2025. Pela primeira vez na história, a eleição vai acontecer de forma virtual, das 8h às 22h.

Para poder votar, é preciso que o estudante, o docente e o técnico administrativo realizem o cadastro nas plataformas vinculadas ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) – SIGAA e SIG. Apenas os cadastrados terão acesso ao SiGEleição. O prazo para realizar o procedimento segue aberto até esta segunda-feira, 12 de abril.

Até às 14h30 da última sexta-feira, 09, a Diretoria de Informatização (Dinf) informou que o balanço de cadastrados até aquele momento era de 89% dos professores e técnicos e 30% dos estudantes.

Para os estudantes, além do acesso ao SIGEleição, que permitirá que eles participem da eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da Uern, o cadastro dará acesso, em breve, ao Sistema de Bibliotecas e ao SIGAA. Esses são os próximos módulos de gestão de atividades acadêmicas que passarão a funcionar na Universidade.

Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor(a)

Para os servidores, o cadastro dá acesso aos sistemas administrativos em diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo, acadêmico, eleições, dentre outros. Os professores visitantes e os professores com contrato temporário também podem realizar o cadastro.

Em caso de dúvidas sobre o processo de cadastro, alunos e servidores poderão solicitar suporte à Diretoria de Informatização (Dinf/Uern) através do Chat institucional na plataforma https://chat.google.com/ e entrar em contato com sigs.dinf@uern.br, para isso é importante utilizar o e-mail institucional. Nesses canais há uma equipe de analistas pronta para tirar dúvidas de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Uma equipe esteve de plantão ontem, 10, e permanece hoje, 11, para tirar dúvidas dos eleitores nos horários das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

Conclusão

Em menos de 30 minutos após o encerramento da votação na quarta-feira, o resultado da eleição será conhecido pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Armando Lúcio Ribeiro, que fará o anúncio oficial em seguida. Na quinta-feira, 15, será publicado no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (JOUERN) o resultado para fins de cumprimento da resolução 019/2020-CONSUNI.

A Comissão Eleitoral está satisfeita com o andamento dos trabalhos, pois todas as programações estão sendo executadas e nenhum problema foi registrado. A expectativa com a votação eletrônica é a melhor possível.

“Vai ser uma eleição muito tranquila e aí pode ser um marco porque, muito possivelmente, a partir desse fato, todas as eleições sejam desse modo [eletrônica] a nível da Uern, porque tem se mostrado bastante satisfatório, todos os candidatos contribuem com as normas que foram baixadas pelo Consuni [Conselho Universitário] e pela Comissão Eleitoral, de modo que o grande trabalho que teríamos que fazer na arregimentação de pessoal para trabalhar nas sessões, nas urnas eletrônicas e a totalização dos votos, esse será absorvido pela votação eletrônica. Estamos muito confiantes e numa boa expectativa para essa eleição e esse modo nós entendemos que seja o adotado nas próximas eleições”, avaliou Armando Lúcio, que preside a comissão pela sexta vez.

Candidatos(as)

Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal disputam o cargo de vice-reitor(a)

Em ordem alfabética, Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor para o período 2021-2025. Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal disputam o cargo de vice-reitor.

Foi sugerido aos candidatos(as) pela Comissão Eleitoral a utilização de números (dezenas) para identificação dos mesmos no sistema de informatização, com possibilidade de utilização desses números na campanha.

Através de sorteio, ficaram definidos os seguintes números de identificação: 70 – Francisco Paulo da Silva e 71 –  Kelânia Freire Martins Mesquita; 80 – Adalberto Veronese da Costa e 81 –  Maria José da Conceição Souza Vidal; e 90 – Cicília Raquel Maia Leite e 91 – Francisco Dantas de Medeiros Neto.

Os mandatos do atual reitor, professor Dr. Pedro Fernandes, e da vice-reitora, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, terminam em setembro de 2021.

Eleição eletrônica rápida, segura e confiável

A tecnologia tem permitido que as instituições mantenham suas atividades em funcionamento nesses tempos de pandemia. Depois das aulas, eventos, capacitações e o teletrabalho diário, chega a hora da comunidade acadêmica votar para escolher os representantes dos dois mais altos cargos da instituição.

A eleição para escolha do(a) novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será rápida e segura, cujo acesso se dará pela plataforma SIGEleição, de qualquer lugar onde esteja os estudantes, professores e técnicos administrativos aptos ao voto no dia 14 de abril, de 8h às 22h.

Escolher a plataforma SIGEleição já é uma das medidas de segurança utilizadas no processo de sucessão na Reitoria.

“Esta plataforma já foi amplamente testada –  foram realizadas mais de 2.000 eleições com mais de 180.000 eleitores. O eleitor tem que utilizar sua senha e login, que são intransferíveis e devem ser de responsabilidade do usuário. O sistema está hospedado em um ambiente seguro no tocante a infraestrutura e firewall. Com relação a eventuais quedas na internet, o local da hospedagem tem redundância no acesso”, explicou André Pedro, titular da Diretoria de Informatização (Dinf).

Para o diretor da Dinf, a tecnologia é de fundamental importância nesse momento de prosseguimento das atividades universitárias.

“Além da certeza da segurança da eleição em relação à confiabilidade do processo, a gestão está trazendo, por meio da Diretoria de informatização, a melhor solução hoje no mercado para a realização das eleições no âmbito das universidades que é a plataforma SIGEleição. Com esta solução, garante-se o isolamento social tão necessário neste momento e a realização democrática da eleição em um processo simples, rápido e confiável”, argumentou André Pedro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support