Uern entrega premiação dos melhores trabalhos científicos da SCTI

Em tempo de tanto negacionismo, defender a ciência é essencial para o futuro da humanidade. E não há ato melhor de defesa do que o reconhecimento do trabalho científico, como forma de mostrar a sua importância, o seu impacto social e o quanto o conhecimento científico pode ser transformador para a sociedade.

Nesse sentido, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), entregou a premiação dos 45 trabalhos com melhores desempenhos apresentados nas três últimas edições das Semanas de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). A solenidade de entrega dos troféus foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9, no Teatro Municipal Lauro Monte Filho.

“Mais de mil trabalhos foram apresentados nas últimas edições da SCTI. Hoje estão sendo premiados os 45 com melhor desempenho, sendo os três primeiros de cada área de conhecimento. Isso mostra a qualidade da ciência que é apresentada na Uern”, afirma o chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa, Álvaro Lima.

A reitora Cicília Maia externou a satisfação de estar nesta premiação, fazendo ciência. “Temos que ser farol para o desenvolvimento na sociedade”, declarou, reforçando a importância da defesa da produção do conhecimento científico.

Na oportunidade, ela lembrou do professor e pesquisador Luiz di Souza, que foi primeira vítima fatal da Covid 19 no Rio Grande do Norte. “O professor Luiz di Souza foi um grande pesquisador e incentivador da produção científica. Por ele, a nossa defesa pela ciência é ainda mais latente”, disse a reitora. E em homenagem, ela dedicou as três últimas edições da SCTI ao professor. “A nossa ação é ir além dos muros da sociedade e hoje estamos celebrando a ciência, trabalhos de qualidade produzidos na Uern”, declara.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, destacou que a pandemia evidenciou ainda mais a importância da ciência. “Sabemos que a pandemia impactou negativamente a vida de muitas pessoas, com perdas irreparáveis. Mas com a pandemia também pudemos observar o quanto a ciência é imprescindível para as nossas vidas, como a produção da vacina que tem salvado muitas vidas”, declara.

Ellany Gurgel informa que a entrega da premiação é uma oportunidade de reconhecer toda a produção científica desenvolvida pela Universidade. “Com a premiação, tivemos a oportunidade de juntar as apresentações de todos os campi”, declara. Outro ponto de destaque é a participação das mulheres na ciência. “Dos 45 trabalhos premiados, 32 tiveram a participação de discentes mulheres”, frisa a professora.

Confira a relação dos trabalhos premiados aqui.

As fotos das premiação podem ser acessadas aqui.