...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN entrega alimentos arrecadados em caminhada contra o câncer de próstata

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na manhã desta segunda-feira (24) a entrega dos alimentos arrecadados na Marcha Azul, ação realizada no dia 9 de novembro, dentro da programação do projeto UERN em Movimento, com o objetivo de chamar a atenção da população mossoroense para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Foram arrecadados 641 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram entregues à Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) pelo reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, e pela secretária municipal de desenvolvimento social, Amélia Ciarlini, além do pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Dr. Etevaldo Almeida e a diretora de desenvolvimento social da UERN, Dra. Lígia Guerra. A presidente da AAPCMR, Ana Clébea Nogueira, agradeceu a ação promovida pela UERN com o apoio da Prefeitura de Mossoró. “Ficamos felizes pois estamos vendo que as pessoas estão entendendo que o câncer é uma doença grave. Ações como essa amenizam a situação desses pacientes, pois o contexto social é um fator complicador para o paciente. Busquem amenizar o sofrimento dessas pessoas pois essa é uma briga de todos pela vida”, afirmou a presidente. 

A secretária Amélia Ciarlini ressaltou a importância da parceria com a UERN neste e outros projetos e ações.  “Para nós é uma grande satisfação estar junto com a UERN neste projeto. É através de pequenas ações como esta que vamos conseguir transformar a realidade da nossa sociedade”, afirmou a secretária. 

O reitor Pedro Fernandes agradeceu o empenho da Prefeitura de Mossoró, que atuou no projeto UERN em Movimento disponibilizando a estrutura de oito secretarias, e parabenizou o empenho dos servidores da UERN, nas pessoas de Lígia Guerra e Etevaldo Almeida, para a concretização de ações como a Marcha Azul e o Rosa Bike. Ele ainda ressaltou o papel social da Universidade. “A UERN, além do papel formativo, tem também uma grande responsabilidade social. Essa é uma ação coletiva onde estamos concretizando a nossa responsabilidade junto à população. É um pequeno gesto que irá refletir na vida de muitas pessoas. Dr. Cure nos mostra que sozinho ninguém consegue fazer nada”, finalizou o reitor fazendo referência ao médico oncologista Dr. Francisco Cure, um dos grandes defensores da causa dos pacientes com câncer em Mossoró e região. 

A Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região possui duas casas de acolhimento (adulto e infantil) de pacientes em tratamento vindos de outros municípios. Os pacientes e seus acompanhantes recebem alimentação durante o período em que estão nas casas, além de cestas básicas ao retornarem às suas casas. Esses alimentos, bem como toda a estrutura para a manutenção das casas são possíveis graças às doações e campanhas como esta realizada através do projeto UERN em Movimento. 

Alimentos arrecadados na Marcha Azul

Marcha Azul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support