UERN entrega alimentos à ACREVI

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou alimentos arrecadados em campanha social para a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), cuja sede foi destruída por um incêndio no último mês. A entrega ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

Participaram da solenidade, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, representando a Reitoria; Maísa Clari Farias Barbalho de Mendonça, representante do Fórum de Chefes de Departamentos Acadêmicos; o chefe do Departamento de Gestão Ambiental (DGA), Raimundo Nonato do Vale Neto, mais conhecido como Neto Vale; e a presidente da ACREVI, Josefa Avelino Cunha.

Para Wendson Dantas, a UERN não poderia estar de fora dessa mobilização social a favor da ACREVI. “Por muitos anos, a ACREVI desenvolve parcerias com a Universidade. É nosso dever colaborar com a Associação, que tanto contribui para a melhoria do ambiente através da coleta seletiva”, destaca. Além dos benefícios para o meio ambiente, dezenas de famílias tiram o sustento das ações desempenhadas na Associação.

Conforme Neto Vale, o engajamento da comunidade acadêmica e da comunidade externa na campanha foi bastante positivo. “Tivemos mais de 150 inscritos no evento, que doaram os alimentos para fazer a inscrição. Também recebemos doações da chefia de gabinete, das pró-reitorias, departamentos, alunos e comunidade externa”, revela.

Ele ressalta que a ação é um reconhecimento ao trabalho de coleta seletiva que a ACREVI desenvolve no município. A presidente da Associação, Josefa Avelino, agradeceu o apoio da Universidade e destacou a importância da iniciativa. “O incêndio consumiu materiais recicláveis, o galpão e as máquinas utilizadas, afetando as famílias que tiram da coleta seletiva seu sustento. Agradeço a UERN pela iniciativa”, disse.

PALESTRA
Ainda na manhã desta quinta-feira, às 8h, no auditório da FAFIC, foi realizada a palestra “Crise climática e suas implicações no semiárido brasileiro”, proferida pelo professor Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

“A UERN tem colaborado com ações para minimizar os impactos da crise climática, inclusive na recuperação das áreas atingidas pelas queimadas na região”, destaca Wendson Dantas, enfatizando a pertinência de debater o tema. Neto Vale destacou que a palestra sobre a crise climática no semiárido é bastante atual e de suma importância.