UERN empossa novos diretores da FANAT, FAEF, FALA e Campus de Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou mais um momento de grande significado. A vice-reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fátima Raquel Morais empossou nesta segunda-feira (06) os novos diretores da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), professor Lima Júnior; da Faculdade de Educação Física (FAEF), professora Danielle Bessa; da Faculdade de Letras e Artes (FALA), professoras Hubeônia Alencar na direção e Iara Carneiro na vice-direção; e do Campus de Pau dos Ferros, professor Agassiel Alves.

O Professor Lima Júnior assumiu o segundo mandato à frente da FANAT. Ele agradeceu à comunidade acadêmica da Faculdade pelo apoio nos primeiros anos de gestão e pela confiança depositada em seu nome para conduzir a FANAT nos próximos anos, bem como o apoio da Reitoria da UERN no diálogo para resolver as questões da Faculdade. “Para mim é um privilégio ter mais quatro anos de oportunidade de servir à Universidade e servir aos colegas da FANAT como diretor. Agradeço a todos”.

No Campus de Pau dos Ferros, o professor Agassiel Alves foi reempossado para a direção da Unidade. Ele afirmou que a força e a integração do Campus de Pau dos Ferros são os principais diferenciais da unidade, e elencou alguns dos novos desafios que os diretores recém-empossados terão a partir de agora.  “Nós vamos encarar, enquanto gestores um desafio muito grande para o desenvolvimento neste período das nossas atividades, com todas as necessidades de adequações que vamos precisar buscar nos nossos espaços de trabalho, nas esperanças de dias melhores, na integração de coisas novas, como a possibilidade do ensino remoto, ou do ensino à distância, ou o retorno que todos nós temos que dar, enquanto Instituição à nossa sociedade”.

Egressa da UERN, a professora Danielle Bessa fez um discurso emocionado, no qual relembrou um pouco de sua trajetória, desde quando era estudante do curso de Educação Física, até o momento em que assume a direção da Faculdade na qual foi graduada. Ela também homenageou seu antecessor, o professor Humberto Jefferson, que aposentou-se na semana passada. “Um grande parceiro. Muito obrigada ao professor Humberto, assim como a todos os colegas, por tudo que você fez pela faculdade. Para mim, ter sido aluna do curso de educação física, e hoje estar assumindo a faculdade é uma satisfação muito grande, em ver o avanço da faculdade nos últimos anos. Neste momento, só quero expressar minha gratidão”.

A professora Hubeônia Alencar também expressou sua trajetória em seu discurso de posse para o segundo mandato à frente da FALA. Da menina, filha de pais semianalfabetos, nascida em Caraúbas à professora doutora que assume a direção da Faculdade, Hubeônia destacou a importância da educação para a mudança da realidade de sua vida, e de sua família. Ela também ressaltou o fato histórico da FALA estar sendo conduzida por duas mulheres, fazendo referência à professora Iara Carneiro que assume a vice-direção da Faculdade. “Essa equipe é histórica, composta em sua maioria por mulheres. Sim! Gestão é também coisa de mulher! Ser gestora é uma escolha que cabe a cada uma de nós. Não vamos nos calar. Não vamos aceitar ficar na cozinha, e ficaremos se esse for o nosso desejo”.

Diversos professores das Faculdades que estavam tomando posse participaram da solenidade, entre eles, o professor Lauro Gurgel, presidente do Fórum de Diretores da UERN; a presidente da Associação dos Docentes da UERN, professora Patrícia Barra e a professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria.

“Quem diria que através das tecnologias pudéssemos viver essa emoção dessa posse virtual de diretores e vice-diretora. Cada um, cada uma, com sua história, com sua vivência, com a vivência da nossa Universidade. A cada fala, a gente vai vendo o que essa Universidade proporciona na vida de cada um de nós, e de como a UERN foi decisiva na vida de cada um e de cada uma. O dia a dia não é fácil, mas a UERN é grandiosa. Que possamos, cada vez mais, mudar a vida de mais pessoas através do nosso serviço”, afirmou Cicília Maia.

Em clima de muita emoção, a vice-reitora Fátima Raquel também enalteceu a história de cada um dos recém-empossados pelo desenvolvimento da sua faculdade, e da UERN. Ela também falou sobre a importância da unidade para o crescimento da instituição. “Dialogamos, divergimos em opinião, mas sempre no consenso de que todos aqui querem o bem desta Universidade. E é nesse diálogo que encontramos as melhores estratégias para fazer a nossa Universidade avançar. E ela está cada vez mais forte. As lutas serão cada vez maiores, mas tenho a certeza de que sairemos delas com maestria, porque somos uma só Universidade, somo uma só UERN”.

Assista a solenidade na íntegra no nosso canal no Youtube