UERN É UMA DAS ORGANIZADORAS DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições organizadoras da Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá de 23 a 25 de novembro, em Natal, no Hotel Praia Mar, Ponta Negra. A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação que acontecerá em Brasília, em março de 2010.

O evento terá um público em torno de 400 pessoas – delegados escolhidos nas Conferências Intermunicipais que ocorreram entre julho e setembro do corrente ano em nove municípios pólos do Estado, e que representam os diversos segmentos da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Profissional. Assim, a Conferência Estadual contará com  representação de professores, técnicos administrativos, estudantes e pais das instituições públicas e privadas, dos conselhos municipais de educação e do conselho estadual de educação.

A Conferência tem como tema central: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e Estratégias”. Os objetivos da Conferência, dentre outros, são: Propor diretrizes e estratégias para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação, coerente com a visão sistêmica da educação que reafirma a autonomia dos municípios e avança na organicidade dos Planos de Educação; e Propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação dos Planos Municipais de Educação – PME com base no Sistema Nacional Articulado de Educação.

Dentre os professores que serão conferencistas, três são da UERN, são eles: Prof.  Dr. Aécio Cândido de Souza, Draª Anadja Marilda Gomes Braz e Drª Ieda Maria de Araujo Freitas. Além disso, a Profª Ms Sirleyde Dias de Almeida é membro da Comissão Estadual (representante a UERN/ABRUEM) que está à frente da organização do evento e estará coordenando uma mesa redonda e trabalhos de grupo. A delegação da UERN conta com 23 pessoas entre professores, técnicos e estudantes.