UERN é uma das instituições parceiras do projeto “A praia é para todos”

Inclusão foi o tema central da reunião entre a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e representantes do Projeto Esperança, Associação das Mulheres com Deficiência e Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró (AMOR) que realizaram neste domingo (26) mais uma edição do Projeto “A praia é para todos”, em Tibau.

A UERN é uma das instituições parceiras do projeto que desenvolve ações de inclusão na Praia de Tibau, proporcionando uma programação que prevê atividades físicas, recreativas e banho de mar para pessoas com deficiência. Neste ano, a ação também contará com um espaço kids voltado para crianças autistas.

Cláudia Medeiros é presidente da Associação das Mulheres com Deficiência

A presidente da Associação das Mulheres com Deficiência, Cláudia Medeiros, reafirmou o convite ao reitor Pedro Fernandes para participar do evento. “A UERN é uma importante parceira do Projeto, que cresce a cada edição. Só temos a agradecer a parceria”.

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró (AMOR), José Roberto, também esteve presente à reunião. Ele destacou o crescimento do evento neste ano e apresentou alguns dados estatísticos em relação ao número de casos de autismo diagnosticados em Mossoró e região, e a importância da parceria de instituições como a UERN. “Estamos aqui para nos unir, e a participação de parceiros, como a UERN, é muito importante. O trabalho realizado pelo LAM (Laboratório de Alfabetização Motora) da UERN tem sido fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças, que recebem atendimento duas vezes por semana”.

O vereador de Mossoró Petras Vinícius também é parceiro do projeto “A praia é para todos”. Segundo Petras, nesta edição, o projeto terá uma amplitude ainda maior. Ele também destacou o envolvimento das pessoas que não fazem parte do projeto diretamente. “É impressionante o quanto a população se envolve, independente de ter deficiência ou não. Só quem está lá consegue avaliar o quanto é significativo este projeto para essas pessoas”.

Vice-presidente do Projeto Esperança, Cláudia Regina Freire chamou a atenção para a importância da presença da UERN não apenas neste projeto, mas também no Projeto Esperança. “A presença da UERN nesses projetos nos dá um respaldo incalculável, que  resulta no crescimento de nossas ações. No caso do Projeto Esperança, a UERN foi a primeira a acreditar e foi a partir daí que novos parceiros começaram a chegar. A UERN nos abriu as portas para novas possibilidades”.

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), as parcerias institucionais possuem grande importância para a quebra de barreiras atitudinais, conceituais, procedimentais e físicas, para a efetivação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência, que, desde o início de 2014, tem sido implementado pela UERN, através da DAIN. “A UERN, Universidade Socialmente Referenciada, participa a cada ano do ‘Praia Para Todos’, convívio sensível e respeito aos direitos humanos, considerando as políticas para a acessibilidade plena e efetiva para todos e todas”.

Para o reitor Pedro Fernandes, o sentimento da UERN participar destes projetos é de gratidão. “O que a sociedade espera de instituições como a UERN é que ela faça a diferença e momentos como esse servem para nos nortear. Para nós, estar inseridos nesses projetos é uma oportunidade de nos colocarmos como a instituição socialmente referenciada que nós somos, a serviço da comunidade na qual estamos inseridos”.

Participaram da reunião a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia, e o subchefe de Gabinete, Esdra Marchezan.