UERN é uma das instituições parceiras da 72ª reunião da SBPC

A 72ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada no Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 18 de julho. A Universidade do Estado do Rio Grande (UERN) é uma das instituições parceiras do evento, juntamente com as Universidades Federais do RN (UFRN) e Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

A programação será realizada na UFRN, em Natal, com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”. Essa será a terceira vez que o RN recebe a Reunião Anual da SBPC: as edições anteriores ocorreram em 1998, com a 50ª Reunião Anual e as comemorações dos 50 Anos da SBPC e, em 2010, com a 62ª Reunião Anual.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos, a programação científica ficou sob a responsabilidade das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e de Extensão (PROEX). “Divulgamos um edital de convocação, convidando os departamentos e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a apresentar proposta de atividades”, revela. A comissão científica recebeu a proposta com as sugestões de ações nas modalidades de conferência, mesa-redonda e minicurso.

A UERN também está participando ativamente da organização da reunião da SBPC, com estudantes do Campus de Natal. “Estão participando 50 monitores de Natal”, revela Cláudio Lopes. Ainda está sendo desenvolvida uma programação cultural, através da PROEX. Estão sendo organizadas seis atrações entre musicais, dança e teatro, desenvolvidas pela Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA) e EdUCA, de Natal.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Prof. Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, a participação efetiva da UERN ratifica o compromisso institucional com o desenvolvimento da ciência no nosso Estado e, por conseguinte, no nosso País. “Estamos nos esforçando para contribuirmos da melhor maneira possível com o sucesso do evento e, para isso, já contamos com a participação da PROPEG, PROEX, monitores, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica”, declara.