Uern e UFS firmam parceria na produção da websérie “O cangaço vive!”

A experiência na produção e direção de séries audiovisuais levou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a firmar outra parceria. Selecionada através do edital “Janelas Para as Artes”, da Lei Aldir Blanc, a websérie “O Cangaço Vive!” está sendo produzida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Uern.

O intuito é mostrar que, mais de 80 anos depois, o cangaço continua vivo de outra forma, movimentando a cultura e a economia. As gravações abordam, além dos aspectos econômicos e culturais, o impacto da pandemia de Covid-19 nos destinos tipicamente turísticos.

O professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV, dirige a série e explica que a ideia original surgiu a partir de uma conversa com o professor Marcílio Falcão, do curso de História. “O cangaço continua vivo, ressignificado no turismo, na arte e na cultura. Movimenta a geração de emprego e renda. Fiquei pensando em como transformar isso numa série de TV e propus aos professores Vitor Belém e Maíra Bittencourt da UFS, que toparam a parceria e a ideia foi submetida e aprovada no edital da Lei Aldir Blanc”, comentou Fabiano.

Além dos professores, a equipe conta com o cinegrafista e editor da Uern, Adriano Pinheiro, os estudantes Andrei Ferreira e Pedro Ramos, da UFS; e a aluna de Publicidade da Uern, Lívia Pinheiro, responsável pela identidade visual.

As gravações foram realizadas em uma semana, nos estados de Sergipe e Alagoas, com locações em Aracaju, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, em Sergipe; e Piranhas e Entremontes, em Alagoas.

A expectativa é que a websérie estreie em março na Internet e em abril seja transmitida em oito emissoras, sendo quatro do Rio Grande do Norte, duas de Sergipe, uma do Ceará e pelo Canal Futura, com cobertura nacional.

Experiência – A experiência exitosa da UERN TV, com as séries “Sanfonas Nordestinas” e “Eu Quero é Frevo”, fez com que a Uern fosse indicada a firmar parcerias com outras universidades: a série “Sou Xaxado” foi uma produção da Uern e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e a série “Sou Cultura Afro” foi realizada pela Uern em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus/BA.