...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e UFS firmam parceria na produção da websérie “O cangaço vive!”

A experiência na produção e direção de séries audiovisuais levou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a firmar outra parceria. Selecionada através do edital “Janelas Para as Artes”, da Lei Aldir Blanc, a websérie “O Cangaço Vive!” está sendo produzida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Uern.

O intuito é mostrar que, mais de 80 anos depois, o cangaço continua vivo de outra forma, movimentando a cultura e a economia. As gravações abordam, além dos aspectos econômicos e culturais, o impacto da pandemia de Covid-19 nos destinos tipicamente turísticos.

O professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV, dirige a série e explica que a ideia original surgiu a partir de uma conversa com o professor Marcílio Falcão, do curso de História. “O cangaço continua vivo, ressignificado no turismo, na arte e na cultura. Movimenta a geração de emprego e renda. Fiquei pensando em como transformar isso numa série de TV e propus aos professores Vitor Belém e Maíra Bittencourt da UFS, que toparam a parceria e a ideia foi submetida e aprovada no edital da Lei Aldir Blanc”, comentou Fabiano.

Além dos professores, a equipe conta com o cinegrafista e editor da Uern, Adriano Pinheiro, os estudantes Andrei Ferreira e Pedro Ramos, da UFS; e a aluna de Publicidade da Uern, Lívia Pinheiro, responsável pela identidade visual.

As gravações foram realizadas em uma semana, nos estados de Sergipe e Alagoas, com locações em Aracaju, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, em Sergipe; e Piranhas e Entremontes, em Alagoas.

A expectativa é que a websérie estreie em março na Internet e em abril seja transmitida em oito emissoras, sendo quatro do Rio Grande do Norte, duas de Sergipe, uma do Ceará e pelo Canal Futura, com cobertura nacional.

Experiência – A experiência exitosa da UERN TV, com as séries “Sanfonas Nordestinas” e “Eu Quero é Frevo”, fez com que a Uern fosse indicada a firmar parcerias com outras universidades: a série “Sou Xaxado” foi uma produção da Uern e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e a série “Sou Cultura Afro” foi realizada pela Uern em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus/BA.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support