UERN e UFRN fortalecem parceria em Formação Continuada no Sistema Braille

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) dá continuidade a parceria com a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidade Especiais (CAENE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DAIN e CAENE realizaram evento de Formação Continuada no Sistema Braille com o ministrante Sidney Soares Trindade, servidor da UFRN, que é pessoa com deficiência visual/cegueira, Consultor de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalhando com instalação, configuração e manutenção de Tecnologias Assistivas.

A professora Ana Lúcia Aguiar, juntamente com o técnico especializado, da divisão de deficiência visual, João Zacarias de Souza Neto, participaram desta formação continuada apresentando estudos que são destinados à transcrição de Braille dentro das normas técnicas para produção de textos, e grafia Braille para a língua portuguesa.

No evento a DAIN dialogou com outros profissionais da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidade Especiais (CAENE) com objetivo de estreitar a parceria UERN/UFRN no âmbito das políticas de inclusão de pessoas com deficiência. Em conjunto com seus mestrandos, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/Faculdade de Educação/UERN) que desenvolvem pesquisa sobre deficiências e inclusão, a professora Ana Lúcia Aguiar, realizará um trabalho de aprofundamento no que diz respeito à quebra de barreiras atitudinais, procedimentais, conceituais e física durante todo o dia.

Especificamente para a Formação Continuada no Sistema Braille, afirma a professora Ana Lúcia Aguiar, “é fundamental a atuação junto à pessoa com deficiência visual/cegueira no que diz respeito à inserção, com autonomia e independência em todas as dimensões da vida social, pois permite a participação, interação e domínio próprio, bem como uma comunicação mais fluente e interativa com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania”.

Para João Zacarias de Souza Neto, Técnico do Sistema Braille da DAIN “é por demais importante esse estudo uma vez que precisamos auxiliar os discentes que tem a deficiência visual, no que diz respeito aos textos, que produzirão no decorrer de seus cursos. Também verificar a importância do sistema Braiile, na escrita e leitura para as pessoas com cegueira fortalecendo, ainda mais, a política de inclusão da UERN, através do trabalho, sistemático, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN)”.