UERN E UFERSA BUSCAM APOIO DA FAPERN PARA IMPLATAR CURSO DE DOUTORADO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) estão em processo de negociação com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) para receber apoio para o custeio do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração. O assunto foi discutido nesta terça-feira na Sala dos Conselhos da Reitoria da UERN.
O curso é fruto de uma parceria entre a UFERSA e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná que incluirá a UERN.
O DINTER em Administração disponibilizará 15 vagas, todas exclusivas para professores. Sendo sete da UERN e oito da UFERSA.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Fernandes, destacou a importância desse curso para a UERN. “É uma oportunidade de grande importância, considerando o tempo de existência da FACEM (Faculdade de Ciências Econômicas), a mais antiga da UERN, e a necessidade dos professores”, acrescentou.
Os números corroboram com as declarações de Pedro Fernandes: somando os Campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu e Patu, existem 51 professores aptos para serem incluídos no DINTER. Já a UFERSA possui 13.
De acordo com a presidente da FAPERN, professora Maria Bernandete Cordeiro, a instituição deverá colaborar com o oferecimento de bolsas e apoio financeiro. “Saímos daqui com o processo praticamente fechado, faltando apenas uma audiência na CAPES para discutir os termos do convênio”, frisou.
O Reitor, Milton Marques, comemorou o avanço nas negociações. “Foi uma reunião próspera. Um momento em que as duas instituições se unem para implantar um curso raro no Brasil, que é o Doutorado em Administração”, acrescentou.
O Reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, disse ainda que o DINTER terá frutos mais a frente. “Estamos preparando para que num prazo de cinco anos, as duas instituições possam ter, em parceria, um curso de Mestrado em Administração. Unidos teremos mais poder de barganha no Ministério da Educação”, concluiu.