Uern e Uespi assinam convênio e lançam obra conjunta com protocolos de segurança para retomada do Turismo durante pandemia

Em solenidade virtual na tarde desta terça-feira (02), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representadas pelos reitores Profa. Dra. Fátima Raquel e Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, respectivamente, assinaram simbolicamente um termo de convênio e de cooperação técnica.

A oportunidade também marcou o lançamento das novas pesquisas do Observatório do Turismo do RN  (OBSERVATURN) e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo (NETUR) da universidade piauiense, bem como do livro “Turismo e COVID-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança”, obra produzida pelos organizadores, professores e autores, Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva, Ma. Ana Angélica Fonseca Costa e Me. Marcos José de Souza Cipriano, em parceria com a Edições UERN.

Durante a solenidade, a reitora Fátima Raquel festejou o convênio e a cooperação técnica, que vêm apontar soluções para uma das principais atividades turísticas do RN e uma das mais afetadas pelos efeitos econômicos da pandemia. Segundo ela, uma prova inconteste de que a Educação é o caminho e da importância das Universidades que ocupam todos os espaços, “buscando produzir Ciência para além de seus muros”.

O reitor da UESPI destacou que, mesmo diante da pandemia e das limitações que ela impôs, as universidades se reinventaram e não pararam de produzir.

Também participaram da solenidade virtual: o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas, que parabenizou o Departamento de Turismo e o Observaturn; a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela; o presidente da Fapern, Gilton Sampaio; o coordenador do Departamento de Turismo da UERN Natal, Prof. João Batista Freitas, e a presidente da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo (RBOT), Giovanna Tavares, entre outras autoridades.

“Esse convênio e a cooperação técnica entre a Uern e a Uespi vêm colaborar de forma significativa e inovadora para avanços nas pesquisas que englobam o turismo, contribuindo na investigação planejada, sustentável e com rigor científico respaldando a atividade turística local. Neste contexto, é de suma importância a aplicação de metodologias específicas, que visam também contribuir para a práxis da formação acadêmica dos nossos alunos de turismo, sendo oportunamente um laboratório de aprendizados e geração de novos conhecimentos, além de fomentar e subsidiar a tomada de decisões por parte dos gestores públicos e da iniciativa privada que discutem o trade turístico”, prevê o Prof. Dr. Sidcley Alegrini, coordenador do Observaturn.

Alegrini ainda acrescentou que o livro “Turismo e COVID-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança” reúne protocolos validados pela OMS e outras entidades oficiais da área da Saúde, bem como foram ouvidos diversos profissionais, para apresentar as medidas de forma acessível e de baixo custo para os segmentos hoteleiro, de transporte turístico, bares e restaurantes e de eventos.

A solenidade virtual foi transmitida e ainda está disponível no Youtube no canal UERN Oficial, e o e-book pode ser acessado gratuitamente na plataforma ISSUU.