UERN e TJRN celebram convênio para garantir estágio remunerado para discentes

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) celebram na quinta-feira(22), às 16h, em Natal, convênio para a concessão de estágios ao corpo discente da instituição universitária. Esta parceria foi firmada na recente visita feita pelo Reitor eleito da UERN, Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, ao Presidente do TJRN, Desembargador Aderson Silvino de Sousa. O encontro foi intermediado pelo Assessor da Presidência do TJ, juiz Fábio Filgueira.

Trata-se de um convênio que visa concretizar parceria existente entre a UERN e TJRN, possibilitando assim que os alunos da instituição universitária possam realizar seus estágios na sede do Poder Judiciário do Estado. A bolsa estágio será superior a R$ 1 mil. “Serão estágios para a formação profissional dos nossos discentes em suas áreas de atuação”, informa o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), Fábio Lúcio Rodrigues.

Segundo ele, o presente convênio tem por objetivo o desenvolvimento de atividades conjuntas para a operacionalização de Programa de Estágio no âmbito do Poder Legislativo Estadual, mediante a concessão de vaga de estágio, não obrigatório e remunerado, em benefício de estudantes regularmente matriculados e efetivamente frequentando curso na instituição. Na oportunidade, durante a solenidade de assinatura do convênio, será lançado edital para seleção de estudantes do curso de Ciências da Computação.

Os alunos do curso serão os primeiros beneficiados nesta parceria entre UERN e TJRN, já que o Reitor eleito, Pedro Fernandes, pretende ampliar esses convênios para que estudantes de novos cursos sejam contemplados. Após a seleção feita, os primeiros discentes beneficiados pelo convênio poderão realizar seus estágios junto ao Tribunal de Justiça do Estado, em Natal.

A chefe de Setor de Convênios, técnica Cybelle Dantas, destaca a importância do convênio: “É importante a aproximação entre a UERN e os demais órgãos do Estado através de parcerias, como a concretizada através da celebração do convênio com o TJRN. De início, as vagas de estágio beneficiarão estudantes de Ciência da Computação do Campus de Natal e dos Núcleos de Nova Cruz e Santa Cruz, pois as primeiras vagas oferecidas serão para atuação junto ao Departamento de Projetos e Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação, na Presidência do TJRN, em Natal”, afirmou Cybelle.

FORMAÇÃO – Para a Pró-Reitora-Adjunta de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), Genivalda Cordeiro da Costa, convênios com estes são de fundamental importância para a instituição por permitir a ampliação de recursos para bolsas e estágio e também por garantir uma melhor formação profissional para os alunos da instituição UERN.