UERN e Sethas conversam sobre ampliação de parcerias

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Secretaria do Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) voltaram a se reunir na tarde desta terça-feira (18). Na pauta, a ampliação das parcerias entre a Universidade e a Secretaria.

Entre os temas tratados, o fortalecimento das ações desenvolvidas a partir do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), a ampliação do Programa Restaurante Popular na Universidade, e a realização do CapacitaSUAS, o maior programa de capacitação de servidores na área de assistência social do Rio Grande do Norte.

Sobre o Restaurante Popular, a Universidade solicitou a abertura do equipamento também aos sábados, com o objetivo de contemplar os estudantes do Cursinho Cidadania, curso gratuito em preparação para o Enem, que possui mais de 1.000 pessoas. Outra demanda foi a instalação do Restaurante no Campus de Pau dos Ferros, a exemplo do que já acontece no Campus Central e no Campus de Patu.

A secretária Íris Oliveira destacou a importância da parceria com a UERN para o desenvolvimento de projetos da Sethas, em especial no CAPACITASUAS. “A participação da UERN é muito importante para garantir a capacitação dos servidores dos municípios nesse programa. A experiência da UERN em outra edição e sua presença em diferentes municípios vai contribuir bastante para o sucesso desta edição”, afirmou.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UERN, Erison Natécio Torres destacou o fortalecimento da parceria com a Sethas, com a inclusão da Universidade na partilha dos recursos do FECOP e na ampliação da atuação do Programa Restaurante Popular. “A UERN já tinha pleiteado sua inserção na partilha desses recursos, porém somente em 2019, com a democratização do acesso aos recursos do FECOP, conseguimos ser inseridos. Esses recursos vêm sendo aplicados em bolsas para os estudantes carentes e também serão aplicados em infraestrutura. Além disso, o Restaurante Popular foi ampliado em Mossoró, com a inclusão do Café do Trabalhador e da Sopa Cidadã, além da ampliação para o Campus de Patu”, explicou o pró-reitor.

A professora Cicília Maia representou o reitor Pedro Fernandes na reunião. Ela agradeceu pela prioridade dispensada à Universidade e colocou a Instituição à disposição para novos projetos. “É uma relação de parceria, que tem resultado em excelentes frutos, como a participação da UERN no FECOP. A UERN tem muito a contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e  a secretária Íris tem reconhecido esse potencial para a solução de problemas. A perspectiva é de que essa parceria cresça cada vez mais”, concluiu Cicília Maia.