UERN e Rede Emancipa iniciam seleção de voluntários de cursinho preparatório para o ENEM

Mais do que uma simples transmissão de conhecimento, o ato de ensinar possibilita tanto a alunos quanto a professores um aprendizado que vai muito além do conteúdo abordado nos livros. Quando essa ação está diretamente ligada a uma postura de solidariedade e de responsabilidade social, os ganhos se multiplicam.

Nesta segunda-feira (20), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Rede Emancipa, que oferece cursinhos populares pré-universitários para jovens de escolas públicas, abrem inscrições para interessados em se tornar facilitadores voluntários de um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As aulas, que são gratuitas, terão início no dia 24 de junho, no Campus Central da UERN, e serão destinadas a alunos oriundos da rede pública ou que estudaram em escola privada com bolsa de estudo parcial ou total.

Conforme explica o professor Jefferson Garrido, do Departamento de Comunicação Social da UERN (DECOM), o cursinho consiste em um projeto de extensão da Universidade desenvolvido pelo DECOM, que tem entre os objetivos possibilitar a alunos, técnicos e professores a oportunidade de participar de uma ação extensionista na área da educação popular.

“Mas, o maior foco do projeto é no seu público principal: os alunos da rede pública que se submeterão ao exame do ENEM neste ano. A UERN parte então na frente ao se preocupar com os futuros universitários. Além de possibilitar uma ação social de inserção dos alunos da rede pública no acesso às aulas preparatórias para o ENEM, a UERN mantém o compromisso social com o ensino público gratuito e de qualidade”, frisa o professor, que é também coordenador do projeto de extensão em Mossoró.

Em 2018, a Universidade atuou como parceira da Rede Emancipa no Campus de Natal, através do cursinho Marielle Franco, oferecendo aulas gratuitas para cerca de 300 alunos da rede pública. Segundo Garrido, a expectativa é que o curso em Mossoró tenha quantidade semelhante de alunos. Em Natal, acrescenta, o cursinho também realiza uma edição neste ano, cujas aulas tiveram início em março último. Até 2020, complementa, o projeto deverá ser expandido para outras cidades que possuem campus da UERN.

Os principais facilitadores do projeto serão alunos de graduação da Universidade, sobretudo dos cursos cujas disciplinas são contempladas no ENEM: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Matemática.

Contudo, ressalta Garrido, qualquer profissional qualificado pode se inscrever como voluntário, incluindo profissionais da educação, alunos de cursos de graduação de outras universidades e professores de outras instituições de ensino de nível médio ou superior. O voluntário pode atuar como professor ou como membro da equipe pedagógica do projeto.

“Além de participar da preparação e da realização das aulas e de interagir com os alunos nos momentos de lazer, entretenimento e convivência, os participantes receberão, ao final da atividade, certificados que comprovarão a quantidade de horas dedicadas ao projeto e quais as atividades extensionistas desenvolvidas no período”, salienta o coordenador.

Como participar

As inscrições para voluntários do projeto devem ser feitas até o dia 31 de maio, através do e-mail emancipamossoro@gmail.com. O interessado deve enviar currículo resumido indicando em qual área/disciplina deseja atuar ou em qual outra atividade que envolve o projeto deseja participar.

As aulas acontecerão no Departamento de Comunicação Social (DECOM), no Campus Central

Os selecionados serão comunicados por e-mail e convidados a participar de uma formação específica, em data a ser definida no mês de junho. As atividades do cursinho acontecerão exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h30, no setor de aula do DECOM.

As inscrições para os alunos interessados serão iniciadas no dia 1º de junho. Já para os alunos da rede pública de Natal é possível inscrever-se no próprio local onde as aulas estão sendo realizadas, aos sábados, no Campus da UERN.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail emancipamossoro@gmail.com ou na página da Rede Emancipa.