UERN e PMM promovem seminário sobre novos contratos para fortalecimento e integração entre ensino, serviços e comunidade

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) promovem na quinta-feira (22), das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), o I Seminário sobre Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro será direcionado aos secretários municipais de saúde da 2ª Região de Saúde com sede em Mossoró; 6ª Região de Saúde, em Pau dos Ferros e 8ª Região em Assú; diretores de unidades hospitalares; profissionais de saúde e técnicos da II Ursap. O Seminário terá como palestrante a professora do curso de Medicina da UFERSA, Dr. Andrea Taborda Ribas Cunha. A palestrante é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) com posterior realização de residência médica em Medicina Geral e Comunitária pela mesma instituição. Mestre em Saúde da Família pela RENASF/UFRN. Coordenadora do PROVAB pela UERN. Atualmente é médica preceptora da Residência de Medicina de Família pela Prefeitura de Mossoró (aprovada em concurso) e professora da Faculdade de Medicina da UERN.

Durante o Seminário serão discutidas as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecidas na Portaria Interministerial nº 1.124, de 4 de agosto de 2015.

Os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) têm como objetivos: garantir o acesso a todos os estabelecimentos de saúde sob a responsabilidade do gestor da área de saúde como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em saúde; e estabelecer atribuições das partes relacionadas ao funcionamento da integração ensino-serviço-comunidade.

O COAPES observará aos seguintes princípios: formação de profissionais de saúde em consonância aos princípios e diretrizes do SUS; respeito à diversidade humana, à autonomia dos cidadãos e à atuação baseada em princípios éticos; compromisso das instituições de ensino e gestões municipais, estaduais e federal do SUS com o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde integral; integração das ações de formação aos processos de Educação Permanente da rede de saúde; participação ativa da comunidade e/ou das instâncias do controle social em saúde, dentre outros.

Informações com a professora doutora Andrea Taborda – 98821-5612