...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN e Petrobras inauguram laboratório para monitoramento das Praias da Bacia Potiguar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inaugura nesta quinta-feira, 7, o laboratório de Monitoramento de Biota Marinha/Projeto Cetáceos da Costa Branca. A solenidade será às 9h, no campus central da Universidade.

O laboratório foi construído com o objetivo de atender as demandas do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), que é uma condicionante exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás da Petrobras na região. As atividades são desenvolvidas em 14 municípios, entre Caiçara do Norte (RN) e Aquiraz (CE), totalizando uma faixa litorânea de 336 Km.

Segundo o professor Flávio Lima, coordenador geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca e Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar, diariamente quatro equipes formadas por biólogos e jovens moradores das comunidades percorrem em quadriciclos todas as praias entre Caiçara do Norte (RN) e Icapui (CE). O trecho de praia entre Aracati (CE) e Aquiraz (CE) é monitorado em intervalos de vinte dias em parceria com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis, ONG que atua no Ceará.

O professor Flávio Lima explica que durante os monitoramentos de praias são registradas as ocorrências de tartarugas marinhas, aves, golfinhos, baleias, peixes bois e descartes de peixes vivos ou mortos. “ Em caso de animais vivos, os monitores acionam a Equipe de Resgate para transportar os mesmos até a Base de Recuperação de Animais Marinhos do PMP-BP sediada na Praia de Upanema, Município de Areia Branca (RN)”, destaca, acrescentando que, chegando na base, os animais passam por acompanhamento de Médicos Veterinários e após a completa reabilitação são devolvidos ao mar.

O Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha/Projeto Cetáceos da Costa Branca tem como objetivo realizar estudos e monitoramentos sobre a biodiverisidade de animais marinhos, interações entre esses animais e as atividades humanas. Outro benefício é a avaliação para diminuição dos possíveis impactos sobre os ambientes onde os animais vivem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support