UERN é parceira em projeto de pesquisa sobre os “Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste”

Os pesquisadores da UERN – Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho, Profa. Dra. Márcia Regina Farias da Silva, ambos do Departamento de Gestão Ambiental; e o Prof. Dr. José Elesbão de Almeida, do Departamento de Economia do Campus de Pau dos Ferros – firmaram parceria de trabalho em projeto de pesquisa financiado pela CAPES, que tem como objetivo analisar os “Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste”.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Adryane Gorayeb, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e conta com a participação de pesquisadores da Texas A&M University (EUA).

No mês de maio, o professor Christian Brannstrom, da Texas A&M University, passará 15 dias na UERN, em trabalho de campo com a equipe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, no município de Macau/RN e nos municípios de Galinhos e São Miguel do Gostoso, locais onde as instalações de Parques Eólicos já geraram diversos conflitos com a comunidade local.

O projeto também visa comparar a forma de planejamento e expansão dos Parques Eólicos e os conflitos gerados no Nordeste do Brasil e no estado do Texas, considerado o líder de geração de energia eólica nos Estados Unidos.

Foto: Ramiro Camacho