...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN é parceira da Secretaria de Educação de Natal na Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso

A UERN é parceira da Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso (FC-ER), da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). A participação se dá através de projetos de extensão e de ensino, coordenados pelas Profas. Dras. Irene van den Berg e Araceli Sobreira, ambas do Departamento de Ciências da Religião, do Campus de Natal.

A formação continuada é necessária para o aperfeiçoamento de educadores em sala de aula, após a formação inicial desses docentes,  para garantir a qualidade do ensino. Segundo a SME, ela é ofertada permanentemente aos professores, através de colaboradores da própria Secretaria ou de convidados.

Em 2020, a FC-ER foi planejada para contar com a parceria da UERN, por meio dos projetos “BNCC e Ensino Religioso: discussões e proposições para a prática pedagógica”, da Profa. Irene, e “Produzindo sequências didáticas com gêneros literários: uma metodologia para o Ensino Religioso não-confessional”, da Profa. Araceli.

Devido à pandemia, ao isolamento social e à suspensão das atividades presenciais foi necessário reestrururar a proposta de execução para o formato remoto, com encontros virtuais com os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Educação de Natal pelas ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Nesses encontros, são tratados temas relativos ao papel do professor em processos de formação e mediação pedagógica, levando em conta o protagonismo docente na pesquisa, na organização didática, na inovação e dinamização de práticas formativas e pedagógicas.

O primeiro de doze encontros reuniu 60 professores e foi realizado nessa segunda(13). O último está previsto para dezembro.

“Essa iniciativa é importante, pois aproxima a Universidade e a rede básica. Com esses projetos, a UERN tem papel fundamental de incentivar os professores e sensibilizá-los para questões da prática profissional. Nesse formato digital, o ganho é extra, pois esses professores estão usando ferramentas tecnológicas que para alguns não são de uso cotidiano. Assim, podemos dizer, que a atividade é também um processo de inclusão digital para esses”, avalia a Profa. Irene.

O tema do painel de abertura da FC-ER foi “Formação mediada pela tecnologia”. Ao lado da Profa. Irene, o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas, participou como apresentador. O professor Waldney Costa, coordenador do curso de  Ciências da Religião da UERN Natal, representou o Departamento no evento on line.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support