UERN e OAB lançam obra sobre os direitos humanos das mulheres

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, lançam, nesta quarta-feira (06), o livro “Direitos Humanos das Mulheres”.

Marcado para ocorrer às 19h, numa live nas redes sociais da UERN e da OAB/Mossoró, o evento contará com a mediação da apresentadora Aline Linhares, da Agência de Comunicação da Universidade, e com a participação das organizadoras da obra.

Reunindo textos de advogadas, professores e professoras universitárias, estudantes e outros profissionais sobre a questão da igualdade de gênero, o livro organizou-se em eixos diferentes temáticos, como participação política, violência, direitos sexuais e outros.

Aborda-se ainda os direitos das mulheres no contexto da pandemia vivenciada atualmente no mundo.

“É um livro que aborda temáticas afeitas às mulheres, que são, de maneira geral, as mais impactadas pelas consequências advindas da pandemia que estamos vivenciando. Elas são maioria nas equipes de saúde no enfrentamento direto à doença, trabalham praticamente o dobro de horas semanais em atividades do lar e de cuidado, o que é agravado pelo isolamento”, explicou Fernanda Abreu, advogada e professora da Faculdade de Direito da UERN (FAD/UERN).

De acordo com a professora, o livro foi pensado e executado no âmbito da Comissão da Mulher Advogada de OAB/Mossoró e organizado juntamente com as advogadas Mariana Bezerra, vice-presidente da comissão, e Brena Santos, integrante da Comissão de Diversidade da OAB/Mossoró, além de Séphora Nogueira, pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UERN.

A produção esteve sob o comando da presidente da OAB/Mossoró, a advogada Bárbara Vasconcelos.

A presidente lembra ainda que o lançamento da obra ocorreu em alusão ao Dia Estadual da Mulher Advogada, que é o dia 30 de Maio. “Nesse mês, nós teremos uma programação na OAB iniciando no dia 6, com a live de lançamento, e uma sequência de outros encontros para debater os temas que são abordados no livro”, contou.