UERN e Maternidade Almeida Castro discutem parcerias dentro do projeto “Maternidade em Rede”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu na tarde desta quarta-feira (27), a visita da equipe gestora do Hospital Maternidade Almeida Castro. O reitor Pedro Fernandes recepcionou Larizza Queiroz, diretora da Maternidade; Lorraine Solano, assessora técnica; e o professor Ricardo Ceccim, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Entre as parcerias discutidas, o projeto “Maternidade em Rede”, que trabalha nas dimensões da Educação Permanente, Apoio Matricial e Integração Ensino-Serviço-Comunidade. O reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância de estabelecer conexões entre a pesquisa e a prática: “Quando aplicamos nosso conhecimento, evidenciamos o impacto na inserção social. Temos uma parceria muito boa com a Maternidade”, afirmou Pedro Fernandes, que estava acompanhado dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti e Cláudio Lopes, respectivamente, do chefe de Gabinete, Zezineto Mendes, e da assessora Cicília Maia.

O pesquisador Ricardo Ceccim falou sobre o trabalho que desenvolve na área de educação e saúde e destacou a importância de investir na qualificação profissional. “A UERN tem uma história junto com a Maternidade, as residências e os estágios são prova disso. Precisamos ampliar a qualificação”, afirmou Ricardo.

Larizza Queiroz falou sobre as primeiras propostas de cursos que estão sendo planejadas e o apoio da UERN, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Os cursos estão inseridos no Plano de Desenvolvimento Institucional até 2025 da Maternidade, que prevê estratégias e ações para fortalecer a atenção materno-infantil em Mossoró.