UERN e FJA acertam cooperação para restauração do Aceu, teatros e outros projetos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Fundação José Augusto (FJA) firmarão parcerias para resgatar diversos equipamentos culturais em Mossoró e outros municípios potiguares. A cooperação foi discutida em uma audiência do reitor Pedro Fernandes com o diretor-geral da FJA, poeta e jornalista Crispiniano Neto, e com o diretor-adjunto, Aécio Cândido, ex-vice-reitor da UERN.

Essa foi a primeira reunião entre a Universidade e a Fundação com a nova diretoria. O reitor Pedro Fernandes começou a conversa dizendo que a UERN se propõe a elaborar, juntamente com a  FJA,  o Plano Estadual de Cultural e participar com seu corpo técnico e acadêmico, da recuperação de equipamentos culturais como os Teatros Lauro Monte Filho e Kiko Santos, em Mossoró, que estão no plano de trabalho da FJA e outras ações.

A parceria deve ser iniciada com a restauração do Aceu. O projeto foi apresentado pelo Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo  Almeida, que, reforçando a proposta do reitor, mostrou que além da restauração do prédio seria construído no Aceu um anfiteatro e outros espaços culturais. A intenção é incluir o projeto no Programa RN Sustentável, que é financiado pelo Banco Mundial. Para isso, a FJA e UERN solicitarão uma audiência conjunta com a coordenação do Programa.

O diretor-geral Crispiniano Neto lembrou que ainda na primeira gestão dele no órgão havia o interesse em trabalhar com a UERN, expectativa que espera ser consolidada em breve.

Reconhecimento –  O reitor Pedro Fernandes elogiou a indicação do ex-vice-reitor Aécio Cândido para a diretoria da FJA e destacou o trabalho dele como professor e dirigente da Universidade. “Ficaram marcas importantes na instituição”, ressaltou, acrescentando que o reconhecimento se traduz na continuidade das decisões que foram implantadas por orientação de Aécio.

Também participaram da audiência a diretora do Complexo Cultural, Irene Van Dem Berg, e  a diretora de Educação, Cultura  e Arte, Márcia Farias, da UERN.