...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN e FAPERN discutem parcerias e projetos que visam a inovação e a popularização da Ciência no RN

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), profa. Fátima Raquel, recebeu o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), prof. Gilton Sampaio, acompanhado de sua equipe – Lilian Oliveira, chefe de Gabinete da Fapern, e os analistas Regiane Paiva e Ricardo Silveira. Em pauta, as parcerias e as perspectivas de novos projetos que possam viabilizar a inovação e a modernização dos processos no Estado.

“Esse ano foi de muito aprendizado e desafios. Nossa perspectiva é que 2021 seja decisivo para a Uern, pois pretendemos realizar obras em todos os Campi. A parceria com a Fapern é muito importante para nós”, afirmou Fátima Raquel. A reunião também contou com a participação de Etevaldo Almeida, subchefe de Gabinete, Anairam Medeiros, da Edições Uern e Zaira Nakala, da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT).

Adotando rigor, exigência técnica e ações que valorizam a Ciência, a FAPERN tem ampliado as parcerias com as Instituições de Ensino Superior do RN, uma delas é a UERN. Gilton Sampaio destacou que essas iniciativas são fundamentais. “Nós vamos tornar possível a inovação e a Ciência no Rio Grande do Norte. O Estado cresce com essas parcerias”, comentou Gilton Sampaio.

Na ocasião, a diretora da Edições Uern, Anairam Medeiros, falou sobre o Edital da Fapern para publicação de e-books, cujo resultado foi publicado recentemente. “Tivemos selecionadas obras da UERN, UFRN, UFERSA e IFRN. Foram submetidos 63 trabalhos e, após as avaliações dos pareceristas, teremos 57 obras publicadas. Estamos na fase de diagramação e revisão”, afirmou Anairam.

Para ilustrar a importância desse edital, Anairam explicou que em 2019 foram publicadas 22 obras com o selo Edições Uern, com esse edital da FAPERN, a editora vai fechar 2020 com 88 obras publicadas pelo selo Edições UERN.

Além de possibilitar que os pesquisadores divulguem seus trabalhos, a parceria possibilita também o aprendizado dos alunos, com a oferta de 10 bolsas nas áreas de Letras, Comunicação e Informática.

O edital também contempla a tradução de sites de programas de Pós-Graduação, sob coordenação da Daint. Zaíra Nakala informou que a Diretoria selecionou dois estagiários de Língua Inglesa e dois de Língua Espanhola.

Outros projetos futuros, com convênios de intercâmbio e editais para oferta de bolsas foram discutidos na reunião.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support