UERN e ESMARN discutem cooperação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) assinarão convênio de cooperação técnica para a promoção de um ciclo de palestras. A parceria foi proposta na tarde desta sexta-feira, 04, pelo presidente da ESMARN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, e juíza Ticiane Maria Delgado Nobre, coordenadora administrativa da Escola, em reunião no gabinete do Reitor Pedro Fernandes.

O ciclo de palestra tem como público-alvo os alunos do curso de Direito. O Reitor Pedro Fernandes disse que a UERN considerou o convênio uma grande oportunidade de interação dos estudantes e professores com a magistratura potiguar, defendendo a interiorização da ESMARN também nos Campi Avançados.

Segundo o Reitor, além de participar ativamente das palestras, a Universidade se propõe a produzir os anais das conferências. A obra levaria o selo UERN.

O desembargador Expedito Ferreira e a juíza Ticiane Delgado consideram que a interatividade entre os estudantes e os juízes será importante para a divulgação do trabalho da ESMARN e, principalmente, estimulará melhorias no judiciário, uma vez que a concorrência nos concursos públicos para juiz está diminuindo. “Nos últimos concursos, a concorrência caiu de 14 mil para 9 mil”, declarou a juíza Ticiane Delgado.

O diretor do Forum Silveira Martins, Cornélio Alves de Azevedo Neto, e o Vice-Reitor, Aldo Gondim, além de diretores e assessores da UERN participaram da reunião.

Residência- A UERN e a ESMARN também discutiram a possibilidade de convênio para uma Residência Judicial (Pós-Graduação Lato Sensu). O curso tem duração de 18 meses e oferta bolsa de R$ 1.650,00.

O ciclo de palestra deve ser aberto provavelmente em agosto. A data será definida nos próximos dias.