...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN e escolas estaduais lançam projeto de combate às fake news

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e as escolas estaduais Lavoisier Maia e Cônego Estevão Dantas lançaram o projeto “É fake? Tô fora!”.

O objetivo do projeto é capacitar os alunos a compreenderem quando uma notícia divulgada é falsa.

A iniciativa é da professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino Stella Sâmia, aluna do Mestrado Profletras. “É uma ideia que veio da vivência em sala de aula. Nós percebemos o quanto os alunos eram influenciados no dia a dia por essas notícias que não eram verdadeiras. Percebemos o quanto elas se infiltravam entre eles e como isso gerava assunto em sala de aula”, explicou.

A professora explicou que na Base Comum Curricular consta a necessidade de trabalharmos no 9° ano essa questão. “Nós temos que formar esses alunos para que eles identifiquem as inverdades nos textos”, frisou.

O professor Esdras Marchezan explica que a UERN entra no projeto como parceira na área de extensão através do Laboratório de Narrativas Hipermídia (HiperLAB/UERN). “A UERN, dentro do seu viés extensionista, se aproxima da escola e da comunidade por meio de diversos projetos e este será por meio do HiperLAB, com os alunos do curso de Jornalismo somando a essa ação da professora Stella Sâmia nesta ação em defesa da boa comunicação para mostrar que isso também é uma questão de cidadania”, acrescentou.

A parceria está discutindo a realização de novos projetos.

O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e SESC/Mossoró.

Estão previstos mais oito encontros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support