UERN e entidade firmam parceria com entidade para produção de suco

Nesta quinta-feira na Comunidade Rural do Córrego no município de Apodi foi assinado o um termo de cooperação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com a Associação dos Moradores de Miniprodutores de do Distrito Córrego e Sítios Reunidos (AMPC).

O acordo visa a aplicação dos recursos conquistados pelo projeto vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária vencido pela UERN no valor de R$ 100 mil.

A UERN dará assistência técnica na implantação do projeto de extensão que resultará na implantação da mini fábrica de sucos de frutas tropicais.

Quem participará do projeto é o estudante Antonio Torres Geracino um dos integrantes do grupo de Apodi que apresentou o projeto da cera de abelha no program Caldeirão do Huck na Rede Globo. “É muito satisfatório a gente ter um projeto desse aqui que vai ajudar muito na produção de frutas”, frisou.

O vice-reitor Aldo Gondim destacou o orgulho da universidade em participar deste projeto. “A comunidade córrego está de parabéns. Num universo de quase 300 trabalhos expostos nós fomos nominados nacionalmente. É um orgulho muito grande para nós enquanto universidade por estar ligados a ações como essa. Vamos parabenizar os nossos estudantes que estão dispostos a participarem desse trabalho”, destacou.

Para Eujânio Geracino, presidente da AMPC, a cooperação entre UERN e a comunidade será muito importante. “É um projeto de tamanha importância para a associação. Reunimos a comunidade e decidimos participar desse projeto e ficamos felizes em termos sido vencedores juntos com a universidade. Passamos apenas uma etapa. Agora vamos para outra”, acrescentou.

O pró-reitor de extensão Etevaldo destacou a parceria entre UERN e a Comunidade Córrego. “Nós temos essa missão de sair dos muros da universidade com o trabalho de extensão em benefício da sociedade. Vocês (comunidade) estão de parabéns e foram importantes nesse projetos. Estamos aqui para cumprir o nosso papel”, frisou.

O vice-prefeito de Apodi José Maria Silva (PSD) comemorou a aproximação entre a UERN e a AMPC. “Hoje é um dos dias que podemos dizer que é rotina da associação porque é uma prática dela ganhar prêmios e ser expansiva. O Banco Santander e a Universidade quando se irmanam nesse projeto e chegam ao município de Apodi não é à toa”, concluiu.

No final da solenidade a vereadora Simone Ferreira (PDT) entregou ao professor Dr. Vinicius Claudino de Sá uma placa com uma moção de aplauso em comemoração à parceria entre UERN e AMPC. “Esse projeto teve uma grande e contou muito o empenho da comunidade e a boa imagem de Apodi que tem mostrado realmente que é um local que rende frutos. É um projeto que tem uma simplicidade que faz com que as pessoas vão aderindo. Estamos num local onde não podemos se dar ao luxo de desperdiçar nada ainda mais para usar uma tecnologia que vai baratear os custos de produção”, afirmou o professor Vinícius.

O professor disse que a meta para 2014 é estar com a mini fábrica funcionando e já vendendo suco. Vinícius lançou o desfio de levar o projeto para a disputa mundial. “Essa comunidade tem talento. Tem um potencial muito grande”, elogiou.