Uern é destaque na formação de professores no Rio Grande do Norte

Destaque na formação de professores da educação básica, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) obteve excelentes resultados na contemplação de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), edição 2022/2024.

No PIBID, foram 288 cotas de bolsas para discentes, 36 para supervisores e 12 para coordenadores. Esses números deixam a instituição na segunda posição em número de bolsas no Estado. Por sua vez, as cotas de bolsas para o PRP foi, na mesma ordem, 285, 75 e 25, estando a Uern na terceira melhor posição estadual.

Nacionalmente, a Universidade obteve a 29ª posição entre as 250 instituições classificadas no PIBIB e ficou no 114º lugar no PRP.

Os programas visam à formação de professores e professoras através da relação da escola de educação básica da rede pública de ensino com as universidades, com a inserção de licenciandos no ambiente escolar.

Para a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a aprovação dos programas apresenta “extrema relevância” para a Uern e para o RN, na medida em que “fomenta a formação de licenciados e fortalece a relação Universidade-Escola-Sociedade em todo o Estado”.

De acordo com a pró-reitora, “os programas estão presentes em todos os campi da Uern e em inúmeras cidades de nosso interior para além de tais campi, sendo essenciais para a interiorização desse processo formativo”.

O resultado foi comemorado também pela reitora Cicília Maia. Ela destacou a importância da Uern na formação de professores da educação básica, especialmente no interior do Rio Grande do Norte. “Há 54 anos, a Uern tomou para si a missão de proporcionar à população do interior do Estado o acesso ao ensino superior. Mais que isso, tomou para si a missão de formar os professores que atuam na educação básica nesta região. Para nós, isso é motivo de muito orgulho, e receber um resultado tão positivo desses importantes programas formativos, é o reconhecimento de um trabalho que teve início lá atrás e que continua impactando na vida das pessoas”, afirmou a reitora, que também parabenizou todas as pessoas envolvidas para que o PIBID e PRP possam acontecer na Uern.

O gerenciamento dos programas é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação.

Resultado PIBID
Resultado Residência Pedagógica