Uern é convidada pela Prefeitura para participar do projeto Mossoró Cidade Educação

A equipe da gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, para dialogar sobre parceria para o desenvolvimento do projeto Mossoró Cidade Educação. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

O projeto Mossoró Cidade Educação prevê ações contínuas para otimizar o ensino público municipal, desde a modernização da infraestrutura até a maior valorização da parte pedagógica. A iniciativa prevê um investimento de mais de 30% do orçamento do município, beneficiando mais de 22 mil estudantes.

Em reconhecimento ao papel transformador da Uern, o prefeito Allyson Bezerra convidou a Universidade para participar do Projeto, especialmente através de ações de apoio à criação do Centro de Tecnologia e Informação. A unidade objetiva a realização de cursos para alunos e professores, ações de inclusão digital, ensino de robótica e criação de softwares e aplicativos. Também deverá ser realizado o Festival de Arte e Cultura, com o apoio da Universidade.

Vale lembrar que a parceria com a Uern nas ações do Projeto já está em andamento, no apoio à Educação Especial, com a atuação de estagiários no acompanhamento de alunos com deficiência nas salas de aulas. Mais de 500 estagiários foram contratados para atuação nas escolas da rede municipal.

A reitoria Cicília Maia parabenizou o prefeito de Mossoró e toda a sua equipe pela iniciativa. “É gratificante participarmos de uma ação, que além de um projeto de gestão, trata-se de um projeto de governo, que objetiva valorizar cada vez mais a Educação”, declara.

Ela observa que essa boa relação institucional com a Prefeitura resulta em várias parcerias de sucesso. “A construção desta parceria teve início com o convite de nossos professores para fazer parte do secretariado, contribuindo de forma direta com a gestão. Essa parceria só foi crescendo e trazendo bons frutos”, disse. A reitora relembrou do trabalho conjunto entre Uern e Prefeitura na vacinação, no atendimento dos ambulatório, nos espaços para estágios, entre outras. “São ações importantes que resultam em grandes benefícios para a coletividade”, frisa.

O prefeito Allyson Bezerra destacou que a Uern desempenha um papel muito importante no desenvolvimento econômico e social da Universidade. “Estamos muito feliz em desenvolvermos mais essa parceria para este projeto que valoriza a educação. Uma iniciativa que é um projeto de Estado que visa melhorias para o ensino público”, afirma.

Cicília Maia reafirmou o compromisso em trabalhar para apoiar o projeto. Ela também sugeriu a discussão de um projeto de educação continuada para os professores da rede pública e reforçar as parcerias para mitigar os efeitos da pandemia da Educação. “É uma alegria receber esse convite para a Uern participar desse programa. Este é o primeiro de muitos outros. Ficamos muito felizes em participar de uma ação que valoriza a educação, pois entendemos que somente através da educação podemos transformar a vida das pessoas”.

A reunião desta segunda-feira contou com a presença do vice-reitor Chico Dantas; dos secretários municipais de Educação, Hubeônia Alencar; de Cultura, Etevaldo Almeida; e de Desenvolvimento Econômico, Frank Felisardo; todos professores da Uern; de pró-reitores, diretores e representantes da comunidade acadêmica e sociedade.