UERN E CAERN DESENVOLVERÃO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A UERN está formalizando parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) para a realização de um amplo projeto de educação ambiental. Denominado de "Ambiente Vivo", o projeto visa a conscientização e educação das pessoas para as questões ligadas ao meio ambiente.

Roberta Falcão, assistente social da CAERN, explica que como o tema meio ambiente é muito abrangente, inicialmente serão trabalhadas atividades relacionadas à água e esgoto. "Vamos orientar as pessoas sobre o uso racional da água e sobre a importância do esgotamento sanitário", acrescenta.

O plano de ação está sendo elaborado pelas duas instituições e prevê a qualificação de professores que atuarão como agentes multiplicadores, levando as informações aos alunos. Estudantes dos cursos da UERN também serão envolvidos.

O superintende do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (CEMAD), José Cristóvão de Lima, diz que a idéia é que todos os departamentos da UERN participam do projeto, bem como as Pró-Reitorias de Ensino (PROEG) e de Extensão (PROEX), além do CEMAD, que atuará, a nível de Universidade, como coordenador do projeto.

"Com a interdisciplinaridade e os temas transversais, a educação ambiental fica relacionada a quase todos os cursos de graduação da UERN", justifica Cristóvão Lima.

O trabalho deverá ser iniciado pelo conjunto Nova Vida e será estendido para Serra do Mel e Areia Branca. O projeto ainda não tem tempo de duração definido. "Ele será trabalhado de acordo com a demanda e poderá ser renovado, conforme a sua receptividade por parte da comunidade", destaca Cristóvão Lima.

Nesta quarta-feira (8/11), houve uma apresentação prévia do projeto. Na oportunidade, Roberta Falcão fez uma explanação sobre água e o professor Antônio Leite, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), apresentou pesquisa de sua autoria apontando quais doenças podem ser transmitidas através da água. O convênio entre UERN e CAERN será assinado na próxima terça-feira (14/11), em Natal.