Uern e Associação de Surdos lançam projeto Grupo Cênico Além das Mãos

Texto: Maurício Barros – estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou, em parceria com a Associação dos Surdos de Mossoró e Região (Asmor), o projeto Grupo Cênico Além das Mãos. Com o intuito de levar as artes cênicas, como teatro e dança, a ação tem como objetivo inserir pessoas surdas em espaços de interação e aproximação com a arte.

“O projeto é importante pois leva cultura e arte a todas as pessoas, além de ser mais uma ação de extensão universitária onde a Uern chega à comunidade com seu papel transformador”, enfatiza Anairam de Medeiros, pró-reitora adjunta da Proex.

A ação contará com oficinas semanais ministradas por Dionízio do Apodi e Renata Soraya, ambos fazem parte da Direção de Educação, Cultura e Arte (Deca) e também são coordenadores dos grupos de Teatro (Grutum) e Dança (Grudum) da Uern.

Para Dionízio do Apodi, a universidade contribui com a inclusão de pessoas surdas e o uso da arte nesse percurso se torna importante.

“Para nós que trabalhamos com arte, o projeto se torna importante pois está criando em outros ambientes essas inquietações que a arte nos traz. A gente busca outras formas, já que para desenvolver essa ação, usa-se a didática da matemática como instrumento de criação artística, como eles não escutam, então a gente faz tudo baseado na quantidade de batidas, por exemplo”, reforça.

As inscrições para o projeto serão por meio de chamada pública que estará disponível em breve.

As apresentações terão início em julho e farão parte dos espetáculos do projeto Uern Ação.