...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e Associação de Surdos lançam projeto Grupo Cênico Além das Mãos

Texto: Maurício Barros – estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou, em parceria com a Associação dos Surdos de Mossoró e Região (Asmor), o projeto Grupo Cênico Além das Mãos. Com o intuito de levar as artes cênicas, como teatro e dança, a ação tem como objetivo inserir pessoas surdas em espaços de interação e aproximação com a arte.

“O projeto é importante pois leva cultura e arte a todas as pessoas, além de ser mais uma ação de extensão universitária onde a Uern chega à comunidade com seu papel transformador”, enfatiza Anairam de Medeiros, pró-reitora adjunta da Proex.

A ação contará com oficinas semanais ministradas por Dionízio do Apodi e Renata Soraya, ambos fazem parte da Direção de Educação, Cultura e Arte (Deca) e também são coordenadores dos grupos de Teatro (Grutum) e Dança (Grudum) da Uern.

Para Dionízio do Apodi, a universidade contribui com a inclusão de pessoas surdas e o uso da arte nesse percurso se torna importante.

“Para nós que trabalhamos com arte, o projeto se torna importante pois está criando em outros ambientes essas inquietações que a arte nos traz. A gente busca outras formas, já que para desenvolver essa ação, usa-se a didática da matemática como instrumento de criação artística, como eles não escutam, então a gente faz tudo baseado na quantidade de batidas, por exemplo”, reforça.

As inscrições para o projeto serão por meio de chamada pública que estará disponível em breve.

As apresentações terão início em julho e farão parte dos espetáculos do projeto Uern Ação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support