Uern disponibiliza Biblioteca Virtual para alunos e servidores

Alunos e servidores terão acesso ampliado ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através da Biblioteca Virtual da Pearson (BV), que disponibiliza um acervo completo a mais de 8.000 e-books de forma ilimitada e multiusuário.

A BV possui recursos integrados de acessibilidade, é disponível para desktops, notebooks, tablets e smartphones, possui ferramentas de anotação, marcação de texto, listas personalizadas, criação de citações, cartões de estudo e metas de leitura, entre outras ferramentas.

Os usuários terão acessos simultâneos, disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana, em qualquer local, dia e horário.

O cadastro deve ser feito pela Plataforma Íntegra (servidores e alunos da graduação), no menu Biblioteca Virtual (bvirtual.com.br). Já os alunos da pós-graduação, o acesso é pelo SIGAA.

No primeiro ingresso à nova Biblioteca Virtual, CPF e e-mail institucional deverão ser informados juntamente com outros dados. Tal procedimento é realizado apenas uma vez. Esta configuração é necessária para que seja gerado o perfil de usuário, que dará permissão de conexão através da Biblioteca Virtual Web ou do Aplicativo.

“A aquisição da Biblioteca Virtual era um projeto da Universidade previsto antes mesmo da pandemia. A efetivação desse projeto ocorre em um contexto em que a biblioteca virtual, assim como a democratização do acesso à internet, às tecnologias e às ferramentas digitais de informação e comunicação, ganham fundamental importância para comunidade acadêmica que precisara se adequar, de forma emergencial, ao ensino remoto”, ressaltou Jocelania Marinho, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas.

A BV da Pearson vem para facilitar a vida da comunidade da Uern, de acesso simultâneo, integral e ilimitado via internet, representa menores custos, já que os livros físicos precisam de manutenção para preservação, e proporcionam estar em contato com um acervo sempre atualizado.

Além da BV da Pearson, a comunidade acadêmica continua contando com o acervo físico disponível nas unidades do SIB/UERN. O atendimento presencial para empréstimos e outros serviços está sendo realizado às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h ou atendimento remoto.

Para tirar dúvidas, basta entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos: biblioteca@uern.br, circulação@biblioteca.uern, assu@biblioteca.uern.br, natal@biblioteca.uern.br, pferros@biblioteca.uern.br, caico@biblioteca.uern.br, patu@biblioteca.uern.br faen@biblioteca.uern.br, facs@biblioteca.uern.br; ou através do WhatsApp (84) 98839-7031.