UERN DISPONIBILIZA ACESSO GRATUITO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. É possível acessar textos completos de artigos selecionados de mais de 26.000 títulos de periódicos do Brasil e do exterior, além de 141 bases de dados, contendo resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.
A comunidade acadêmica pode usar as salas nos campi para acessar o Portal e consultar publicações científicas em praticamente todos os campos da ciência moderna .
Os computadores conectados na rede UERN, independente do campus em que esteja localizado, têm acesso gratuito às Bases de Dados Science Direct e Scopus através do Portal de Periódicos da CAPES. O acesso pode ser feito através dos sites: www.periodicos.capes.gov.br ou de forma direta: www.sciencedirect.com e www.scopus.com.
“Esses dois sistemas vêm atender o desejo da UERN de difundir, bem como permitir o acesso, à produção científica de forma eletrônica, gratuita e o mais importante, com qualidade”, afirma o Prof .Dr Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN.

ScienceDirect
O ScienceDirect é uma coleção eletrônica de textos completos provenientes de mais de 1.800 revistas científicas Elsevier, com mais de 10 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica, representando aproximadamente 25% da produção científica mundial.
O ScienceDirect ainda oferece aos seus usuários livros eletrônicos, séries de livros, manuais e obras de referência em diversas áreas do conhecimento, com acesso rápido e confiável a descobertas relevantes e análises. Em constante expansão, a coleção de livros no ScienceDirect vem facilitar o acesso mais abrangente a informações técnicas e científicas.
E para ajudar a aumentar a sua produtividade e ainda mantê-lo constantemente atualizado, o ScienceDirect possui uma série de ferramentas de fácil uso, como alertas por e-mail e recursos de personalização.

Scopus
É a maior base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. Scopus permite uma visão multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas.
O número de citações nessa base é utilizado para medir a relevância no meio acadêmico de um autor ou periódico e podem ser utilizadas por pesquisadores brasileiros na atualização do Currículo Lattes.
Scopus é hoje a melhor ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica, não apenas por seu incomparável conteúdo, mas também por ser a única base que reúne as ferramentas adequadas, tais como: perfil de autor, perfil de instituição, rastreador de citações, índice h e analisador de periódicos.