...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN discute tema em I Simpósio de Pós-Graduação

Teve início nesta terça-feira (18), o I Simpósio Interdisciplinar de Pós Graduação da UERN. O evento é uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), ambos de natureza interdisciplinar, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UERN (PROPEG).

O Simpósio prossegue até a quarta-feira (18), com o objetivo de ampliar o diálogo, o debate temático e a articulação de saberes com centros de pesquisa interdisciplinares nacionais e internacionais, com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e no âmbito interno, entre os programas de pós-graduação interdisciplinares da UERN. Participam do Simpósio, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores comprometidos com o ensino e a pesquisa de natureza interdisciplinar.

A palestra de abertura foi conduzida pelo Doutor em Difusão do Conhecimento Américo Sommerman (UFBA), que trabalhou o tema “A Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade: articulação dos saberes e novas formas de conhecimento”, baseado em sua tese de doutorado em Difusão do Conhecimento sobre “Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade como novas formas de conheciemnto para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral”. O palestrante abordou a inter e a transdisciplinaridade na educação, ambiente e saúde, e a forma como aparecem e como são definidas nessas áreas. Ele ainda destacou a importância delas para a Universidade encontrar soluções para problemas complexos que não podem ser resolvidos por abordagens monodisciplinares, multidisciplinares nem pluridisciplinares. Américo Sommerman é uam das maiores autoridades brasileiras sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Ele foi o primeiro tradutor e editor de Plotino (neoplatônico do Século III); primeiro tradutor e editor brasileiro de Jacob Boehme (metafísico alemão do Século XVIII); primeiro editor brasileiro de uma compilação do “Livro do Esplendor (Sêfer ha-Zôhar), obra máxima da mística judaica, publicada pela primeira vez no séxulo XIII, na Espanha; é Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS); Doutor em Difusão do Conhecimento; Mestre em Ciências da Educação e Graduado em Filosofia.

O Reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, agradeceu a presença do palestrante no evento, e ressaltou a importância do mesmo para a Universidade, que segundo ele, escreve um novo capítulo na sua história. “A Universidade sente-se contemplada com acontecimentos como esse. É um novo capítulo na história da UERN, com a realização de simpósios, jornadas, congressos de alto nível. Lembro que há poucos anos a UERN não tinha nenhum curso de pós-graduação e hoje nós temos vários cursos de mestrado e até de doutorados interinstitucionais. Isso é resultado da dedicação de muitos e do esforço de vários”, afirmou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes, afirmou que é um momento de discutir diferentes temas, de diferentes áreas, com uma única visão e interagir os conhecimentos. Ele lembrou que ao assumir a Pró-Reitoria se deparou com a proposta do primeiro curso de pós-graduação interdisciplinar, que precisou ser refeita para se adequar à proposta de interdisciplinaridade, e hoje, a Universidade já avançou nesse sentido. “Dos últimos quatro mestrados criados na UERN, três são interdisciplinares”, afirmou, lembrando que ainda é difícil discutir este tema devido à própria estrutura de avaliação.

O I Simpósio de Interdisciplinar de Pós-Graduação da UERN conta com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Faculdade de Ciências Naturais (FANAT), assim como a participação de pesquisadores de outras instituições do país como, por exemplo, o Centro de Estudos Transdisciplinares (CETRANS/SP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support