...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN discute proposta de colaboração com o Hospital Maternidade Almeida Castro

A equipe gestora do Hospital Maternidade Almeida Castro apresentou na manhã de hoje (27), ao reitor Pedro Fernandes, um Plano de Desenvolvimento Institucional até 2025, que prevê estratégias e ações para fortalecer a atenção materno-infantil em Mossoró. O objetivo é tornar-se referência no apoio matricial, para isso a colaboração das Universidades Públicas é fundamental.

O plano foi apresentado por Larizza Queiroz, diretora da Maternidade, e Lorraine Solano, assessora técnica. O reitor Pedro Fernandes elogiou a iniciativa e ressaltou que vários cursos da UERN, incluindo as Residências e os Programas de Pós-Graduação, podem contribuir com esse plano. “Temos que direcionar nossos esforços e competência para parcerias com esse perfil de inserção social”, destacou Pedro Fernandes, ressaltando que a UERN pode, inclusive, articular reuniões com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais.

Inserido no plano macro, foi apresentado também o Projeto Maternidade em Rede, que trabalha nas seguintes dimensões: Educação Permanente; Apoio Matricial; e Integração Ensino-Serviço-Comunidade.

Dentre os pontos apresentados por Larizza Queiroz e Lorraine Solano, em que a UERN pode colaborar, estão: Comitê de Ética em Pesquisa; certificação de cursos; convênio com a FUNCITERN; desenvolvimento de cursos; estratégias para acesso a cursos stricto sensu; parceria com a editora universitária; terminais de acesso a bibliotecas virtuais; auxílio em plataformas de Ensino a Distância, dentre outras demandas.

Com um índice de mortalidade neonatal abaixo da média nacional, a Maternidade Almeida Castro atende pacientes de mais de 60 municípios. O planejamento até 2025 prevê a redução do número de cesáreas e ampliação dos partos naturais, atendendo a meta do Ministério da Saúde.

Participaram da reunião: o chefe de Gabinete, Zezineto Mendes; o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan; a assessora da UERN, Cicília Maia; o pró-reitor de Administração, Iata Anderson; e a funcionária da Maternidade Almeida Castro, Niqueline Monteiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support