UERN discute parcerias com BNDES e Sudene

A administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu um grupo de integrantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Sudene para a discussão de parcerias.

A equipe da UERN teve o chefe de gabinete Zezineto Mendes, o subchefe de gabinete Esdras Marchezan, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Rodolfo Cavalcanti, o pró-reitor de ensino de graduação Wenderson Medeiros, a pró-reitora adjunta de recursos humanos e assuntos estudantis Jéssica Neiva e o assessor técnico da reitoria Arnaldo Viana.

O empresário Renato Fernandes, presidente do Conselho Curador da UERN, intermediou o encontro que contou com as presenças de Caio Cavalcanti Ramos (chefe do Departamento Nordeste do BNDES), Ricardo Rodrigues (Gerente do Departamento da Regional Nordeste do BNDES) e Alexandre Gusmão (diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene).

Alexandre Gusmão explicou que um dos interesses da Sudene é proporcionar investimentos em pesquisas nas universidades nordestinas. “A gente sabe que muitas pesquisas ficam dentro da universidade”, sugeriu.

Caio Cavalcanti explicou que o BNDES está lançando o Fundo Anjo para financiar o desenvolvimento de empresas de médio porte a partir das universidades com financiamento de projetos.

O professor Rodolfo Cavalcanti explicou que a UERN tem um Departamento de Inovação Tecnológica que já conseguiu registrar 23 patentes e destacou o crescimento da pesquisa científica.

Já Esdras Marchezan lembrou que a UERN vem se notabilizando pela captação de recursos federais nos últimos anos pela capacidade de elaboração de bons projetos.

Ficou combinado ao final do encontro de que essa seria a primeira conversa para formatação de parcerias com BNDES e Sudene.